Fé e reflexão comunitária

0
1042

A região ficou movimentada esta semana com tantos jovens peregrinos circulando pelo bairro. São pessoas que vieram de vários países para as paróquias da Região Episcopal Lapa participar da Semana Missionária, que antecede a Jornada Mundial da Juventude que terá presença do Papa Francisco, no Rio de Janeiro. Boa parte desses jovens são dos Emirados Árabes, Porto Rico e Estados Unidos que além de visitar pontos históricos ligados a religião católica também circularam pelo comércio local como Mercado da Lapa e Clube Escola Pelezão.

Outra questão que mereceu discussão e dois horários na concorrida agenda do subprefeito da Lapa, Ricardo Pradas, esta semana, foi o aumento de moradores de rua que ocupam as calçadas da região, principalmente da Vila Leopoldina.

Nesse momento especial para a Igreja Católica e também para a região que, pela primeira vez, recebe tantos estrangeiros de uma só vez, José Antonio, da equipe da Semana Missionária na Paróquia Nossa Senhora da Lapa, comentou que o grupo de peregrinos de Dubai recepcionado pela igreja é um exemplo de educação, limpeza e organização. Sem dúvida eles levam do Brasil a experiência de fé e cultura, como disse D. Odilo na sexta-feira, mas também aprendemos o que eles têm a oferecer de bom.

A Vigília Regional da Pré-Jornada na Lapa, que teve que ser transferida de local na última hora, sexta-feira, por conta de problemas do prédio da Lapa de Baixo para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima da Vila Leopoldina, não perdeu o brilho nem tirou o ânimo dos jovens que participam de orações e missa.

Com o lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações! (cf. Mt 28, 19)”, a Jornada Mundial da Juventude parece mesmo um fermento que faz a massa de jovens crescer, levando a todos a esperança que nasce da fé.

Se por um lado, a movimentação de peregrinos tem como origem essa preparação para a Jornada, por outro a questão delicada dos moradores de rua ainda exige um longo caminho, e de muita fé, a ser percorrido tanto pelas autoridades (Subprefeituras, Secretaria de Assistência Social, Habitação, entre outros órgãos) que precisam desenvolver um plano efetivo para resolver o problema social quanto por aqueles que assistem (incomodados) das sacadas dos condomínios crianças e adultos dormirem em cama de cimento para sobrevirem no dia seguinte.

É nesse clima de fé e a poucos dias da chegada do Papa Francisco, um religioso de um estilo próprio, simples, com gestos muito apreciados pelos fiéis e a opinião pública, que somos convidados a refletir sobre a questão dos moradores em situação de rua, mesmo que isso exija muita oração para que os extremos da sociedade convivam harmoniosamente dentro da Cidade.

COMPARTILHE
Artigo anteriorACONTECE
Próximo artigoACONTECE

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA