DP desativa sala do|Conseg para delegado

0
1693

Foto:

Cinco novos delegados vão reforçar a 7ª DP

A sala do Conselho Comunitário de Segurança da Lapa (Conseg Lapa) foi desativada para abrigar um dos cinco novos delegados que reforçam o trabalho policial da 7ª Delegacia de Polícia Participativa da Lapa. A sala do Conseg Lapa foi uma conquista da comunidade durante a gestão do delegado Edson Leal e da presidente do Conseg Lapa, Maria Vargas, em 2004, após a retirada da carceragem para reforma do prédio. Empresas e entidades do bairro colaboram com a reforma e doaram equipamentos como computador, impressora e linha telefônica para a sala do Conseg. Nesta época o DP foi transformado em Delegacia de Polícia Participativa.

Mesmo perdendo a sala, a presidente do Conseg Lapa, Flavia Amorim aprovou a medida. “O espaço será usado para um dos cinco delegados que reforça o trabalho da delegacia. Se é para melhorar o atendimento da comunidade também é bom para o Conseg”, disse Flávia durante a última reunião do Conselho, segunda-feira, 29, no salão da Paróquia São Pedro Apóstolo da Lapa de Baixo.

O delegado do 7º DP, Orivaldo Volpato, esclareceu que a ocupação do espaço foi necessário por causa da chegada das novas equipes. A sala de reuniões (onde era a carceragem) também será transformada em salas menores para os delegados e suas equipes. Volpato explica que o reforço vai ser melhor para todos. Antes o DP da Lapa tinha um delegado titular, um assistente (que no caso é Volpato) e o delegado que atendia as ocorrências. “A delegacia recebeu mais cinco delegados e cinco equipes neste novo sistema implantado pela secretaria (de Segurança)”.

O delegado explica que pelo novo sistema, cada delegacia Seccional tem duas Centrais de Polícia Judiciária (CPJ). “Na nossa, a  CPJ fica no 91º (que era a Central de Flagrantes) e a outra no 14° DP. A delegacia continua aberta, mas após as 20 horas todos os flagrantes vão para a CPJ da Leopoldina. O mesmo acontece nos finais de semana e feriados”. Os cerca de 1500 inquéritos  do 7º DP foram distribuídos entre os delegados. Serão 300 inquéritos por equipe. Três operadores vão elaborar os Boletins de Ocorrência. O delegado que atender a ocorrência vai tocar o caso até o final”, declarou Volpato.  “Durante o dia vamos atender todo tipo de ocorrência, inclusive os flagrantes, só a noite que os flagrantes vão para a CPJ da Leopoldina, mas a delegacia continua aberta para outros registros”, esclareceu o delegado.  “Uma nova sala será construída para a reinstalação do Conseg. Todos os documentos e pertences estão num cofre”, garante Volpato.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA