Uma luta por posto de saúde

0
956

A Comunidade da Vila Ipojuca luta há cerca de seis anos para ter a Unidade Básica de Saúde Wanda Coelho de Moraes (UBS Vila Ipojuca) de volta à região. Em 2007, a UBS passou da Paumari para a Rua Catão (1266), na Vila Romana, fora do centro da Vila Ipojuca, provocando constantes reclamações dos usuários. Entre os problemas apontados, já na época, estava o tamanho do imóvel, considerado pequeno para o atendimento dos usuários. O movimento da UBS era de cerca de 200 pessoas por dia. 

Com o passar dos anos os problemas se agravaram. Hoje a unidade atende cerca de 300 pessoas por dia.   Baseado nas reclamações e necessidade dos moradores, o presidente da Associação Amigos da Vila Ipojuca (Assavi), Leonildo Siragna, e o diretor de Relações Públicas do Conselho das Associações Amigos de Bairro da Região da Lapa, Marcos Escudeiro, se reuniram com o secretário Municipal de Esportes, Celso Jatene, na terça-feira, 24, para pedir, mais uma vez, a area do CDC City para instalação da UBS.  Em 2008, a Assavi em parceria com o Conselho Gestor de Saúde da UBS Vila Ipojuca fez um abaixo-assinado, pedindo a mudança da UBS da Rua Catão para a Rua Sepetiba, 660, onde é a atual sede do Clube da Comunidade City. O documento foi entregue à então vice-prefeita Alda Marco Antonio. O abaixo-assinado justificava o pedido com o objetivo de melhorar o atendimento na unidade que estava em um imóvel inadequado. Na gestão de Gilberto Kassab, quase que o fato se concretizou, mas a ideia do secretário da época era transformar o local em um clube escola, o que também não se realizou. O mesmo pedido foi feito a vários vereadores, também sem sucesso.

A conversa de terça-feira foi acompanhada pelo assessor do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino, Adauto Durigan, que é do mesmo partido do prefeito Haddad. Leonildo Siragna entregou a Jatene um verdadeiro dossiê com recortes de jornais e um cópia do abaixo-assinado (que já tinha sido entregue na gestão do então prefeito Kassab). Com as constantes reclamações da vizinhança quanto à perturbação do sossego provocadas por festas e seus frequentadores do CDC até altas horas, moradores da Ipojuca querem resolver dois problemas: levar a UBS para de volta para a Ipojuca e acabar com a incomodidade causada pelo clube que, está fechado, mas deve reabrir em 1º de outubro (terça-feira). 

Jatene se mostrou sensível ao pedido da comunidade. “Se for melhor para os moradores, sou favorável desde que a Secretaria da Saúde manifeste real interesse na area”, disse o secretário durante a audiência com os líderes comunitários. Caso o secretário de Saúde se manifeste favorável, Jatene resolveria tanto o problema das reclamações sobre o CDC quanto a volta da UBS ao seu local de origem, a Vila Ipojuca. Caso isso ocorra, a comunidade terá muito que comemorar: saúde!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA