Boas festas têm hora certa

0
946

Ainda que tímidas, as luzes da decoração das casas, estabelecimentos comerciais, praças e órgãos públicas anunciam a aproximação do Natal. É nessa época que fazemos um balanço daquilo que ganhamos e perdemos. Do que concretizamos no encerramento desses 12 meses. Projetamos metas para o ano novo.

Torcemos para que o governo invista na área social, saúde, educação e moradia… E assim melhore o acesso ao emprego, trazendo para 2014 projetos integrados entre secretarias e esferas governamentais (Município, Estado e União) como pede a comunidade em busca soluções para problemas, principalmente, dos excluídos espalhados pelas ruas da região.

Muitas promessas de governo ficaram para 2014. A Unidade Básica de Saúde da Lapa de Baixo é só um exemplo de luta comunitária que já dura cerca de 20 anos. A UBS foi anunciada pelo prefeito Fernando Haddad para instalação no CDC (Clube da Comunidade) Bento Bicudo, durante um almoço no início do ano, na Churrascaria Bovinus, quando voltava de uma agenda no vizinho bairro de Pirituba. A unidade está entre as prioridades do Plano de Metas, mas até agora os moradores continuam à espera.

Já que essa época é de brindes. Saúde! Mais Saúde é o que esperamos com a retomada do acordo entre o Governo do Estado, dona do imóvel do Hospital Sorocabana, e a Secretaria da Saúde do Município, para reforma e reabertura do hospital da Rua Faustolo, fechado desde 2010. 2014 será um ano de eleições. A esperança é que independente de disputas políticas, o projeto saia do papel e encurte o caminho da comunidade a um atendimento público digno na área da Saúde.

Vale lembrar ainda que em agosto do ano passado, ao inaugurar a AMA Sorocabana (24h e Especialidades com investimento de 2,7 milhões entre obras e equipamentos na ala do antigo Pronto Socorro), o ex-prefeito Gilberto Kassab anunciou a reabertura parcial do hospital para o fim de 2012 (com 90 leitos), não aconteceu. Haddad assumiu a prefeitura e também prometeu prioridade. Aliás, a mesma AMA inaugurada pelo então prefeito Kassab passa por nova reforma na ala de Especialidade (mais uma vez pago – claro – com dinheiro do contribuinte), para ser transformada em uma Unidade da Rede Hora Certa, bandeira de campanha do prefeito Haddad. A inauguração estava anunciada para a última sexta-feira (20), mas foi adiada, segundo a Secretária de Saúde, por conta de agenda do próprio prefeito, para o próximo dia 27, às 10h. Na realidade, o atraso seria nas obras, agravado pela reposição dos fios e calhas furtados das novas instalações. A inauguração poderia ser um presente de Natal para a região, quem sabe agora de ano novo… 

Com essa edição do Jornal da Gente (de 21 de dezembro a 10 de janeiro de 2014) nos despedimos do ano velho e agradecemos leitores, anunciantes, dirigentes de entidades, autoridades civis e militares e órgãos públicos que contribuíram com essa jornada.  Estaremos em férias coletivas até o dia 5. Voltamos a nos encontrar na edição do Jornal da Gente que circulará dia 11 de janeiro de 2014. Um Feliz Natal e um Ano Novo, sem atraso, na hora certa. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA