Estilo de mulher

0
953

Depois do Carnaval, de enfrentar as enchentes de sexta-feira e a luta contra o mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti, que avança pela região da Lapa, começa neste sábado os eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher com desfile das tendências Outono-Inverno no Shopping Center Lapa, atividades e sarau no Clube Escola Pelezão e no domingo outro sarau na Associação Nossa Turma da Ceagesp.

O reconhecimento pela luta feminina em transformar não só a vida de seus familiares e amigos, mas também de uma comunidade, será lembrada em cerimônias especiais esta semana. O CIESP Oeste em parceira com o CIESP Sul homenageia diversas personalidades como a diretora superintendente em exercício da ACSP Oeste Therezinha Penteado Corrêa de Almeida Oliveira, a secretária executiva da ACM Lapa Cristina Néglia, a gerente do Ciesp Oeste Laura Gonçalves, entre outras, na décima edição do Prêmio Excelência Mulher, na quarta-feira, 12.

Outras que se destacaram em benefício da sociedade também serão lembradas na sede da Associação Comercial de São Paulo Distrital Oeste. O evento que começou por iniciativa do então presidente do Consabs (Conselho das Associações Amigos de Bairro da Lapa e Região, José Benedito Boneli Morelli, o Bonelli (falecido em março de 2010), vem sendo realizado por um grupo de entidades e empresários que se uniram para reconhecer o valor de 18 mulheres indicadas para receber a homenagem dia 13, pelo Dia Internacional da Mulher. 

Aliás, a luta da mulher por reconhecimento tem como origem nas manifestações das operárias de uma fábrica de tecidos por melhores condições de vida e trabalho, que no dia 8 de março de 1857, entraram em greve, na cidade de Nova Iorque. Elas fizeram história, ocuparam a fábrica e reivindicaram redução na carga diária (de 16 para 10 horas), tratamento digno dentro do ambiente de trabalho e equiparação de salarial com os homens. Na época, as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho. 

Desde de então, elas vêem conquistando espaço e igualdade de condições com os homens, seja no mercado de trabalho ou na vida famíliar. Muitas são chefes de família. Mas, seja lá como for, todo esse avanço teve um preço. Hoje com uma jornada multipla viraram uma espécie de mulher maravilha para administrar tantas tarefas,  dividindo o tempo entre a maternidade, o marido ou namorado, amigos e o trabalho. A capacidade de se ater aos detalhes e ter sucesso em todas, ou quase todas as empreitadas, faz com que se destaquem. 

Um levantamento do Sebrae-SP revela que empresas comandadas por mulheres estão se mantendo mais no mercado. Segundo dados do Escritório Capital Oeste do Sebrae-SP, concentram-se na região 133,4 mil micro e pequenas empresas. A taxa de empreendedoras com negócios em atividade há mais de cinco anos subiu de 48% para 54%, na última década.  Além disso, 52% dos novos empreendedores são mulheres.

Uma pesquisa do Ibope mostra ainda que a vaidade feminina movimentou cerca de R$ 11 bilhões em investimento publicitários em 2013.  Depois de tantas conquistas e afazeres, muitas gostariam de, pelo menos por um período, voltar ao estilo pacato da época de nossas avós.  

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA