A discussão sobre a instalação do programa De Braços Abertos na região da Vila Leopoldina reuniu na terça-feira, 12, representantes das secretarias da Saúde, coordenadora dos trabalhos, Assistência Social, Secretaria do Verde, Guarda Civil Metropolitana e do Fórum Social da Leopoldina com a subprefeita Jackeline de Oliveira, na sede da subprefeitura.
O encontro teve como objetivo a criação de um Comitê Intersecretarial para trabalhar no desenvolvimento do programa Braços Abertos na Leopoldina com a participação da sociedade civil por meio do Fórum Social – que discute a questão dos moradores de rua – e do Conselho Participativo da região da Lapa. Na reunião foram discutidos os equipamentos disponíveis na região, de Saúde e Assistência Social ,e a necessidade de implantação de outros como CAPS A/D (Centro de Atendimento Psicossocial de Álcool e Droga), construção da UPA no lugar do Pronto Socorro Lapa, abrigo feminino e do ponto de acolhida do programa. Nem todas as secretarias envolvidas no Braços Abertos estavam presentes.
Em uma próxima reunião serão chamadas secretarias ausentes como Direitos Humanos, Trabalho e a de Habitação, importantes no processo de recuperação dos moradores de rua – dependentes químicos – para alinhar a futura implantação do programa na Leopoldina.