Reunião entre associações teve momentos tensos

0
990

Foto:

Mais de 200 pessoas participaram da reunião sobre o zoneamento das ZERs

Representantes das associações de moradores de zonas residenciais lotaram o auditório do Instituto Biológico na noite de segunda-feira, 17, para a reunião com o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Melo Franco, e o diretor do Departamento do Uso do Solo (Deuso), Daniel Todtmann Montandon. Cerca de 200 pessoas estiveram no encontro para “dialogar” com Franco sobre a proposta de zoneamento elaborada por técnicos da secretaria que propõe eliminar as restrições convencionais de loteamento já implantados em relação aos novos parâmetros de parcelamento, uso e ocupação do solo, incorporando, eventualmente, aqueles que estejam de acordo com a visão estabelecida pelo PDE (no novo Plano Diretor Estratégico).

Entre a proposta está a alteração de Zonas Estritamente Residenciais (ZERs) em Predominantemente Residenciais e criação de Zonas Corredores (ZCOR) com permissão de instalação de atividades comerciais consideradas, pelos técnicos, de baixo impacto nessas áreas residenciais. “Essas zonas corredores transformam totalmente o bairro. Nós temos uma importância ambiental. Nossa zona, a City Lapa, foi tombada pelo Conpresp. Queremos a manutenção da ZER”, disse a presidente da Assampalba, Maria Laura Zei.

Para a urbanista e diretora do Defenda São Paulo, Lucila Lacreta, as ZERs estão sendo desestruturadas (na proposta da prefeitura) com a introdução de corredores comerciais.

O secretário recebeu propostas para o zoneamento das ZERs, entre elas a da Assampalba e da Amocity. “O processo ainda está em aberto, vocês tem, sim, o direito legítimo de pleitear o que querem para o local que habitam. A vontade dos moradores vai ser levada em conta”, garantiu Melo Franco.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA