Ação de Limpeza retira toneladas de lixo de calçadas

0
1051

Foto:

Equipe de apoio e remoção retira lixo acumulados pelos moradores de rua

A Guarda Civil Metropolitana e a Subprefeitura Lapa deram continuidade à operação limpeza nas ruas da Vila Leopoldina, esta semana. Na segunda-feira, 9, foi iniciada a ação de remoção de entulho e lixo acumulado pelos moradores de rua nas calçadas da Rua Baumann e Xavier Kraus. Os ocupantes da calçada acabaram deixando do local. O presidente da Associação Viva Leopoldina, Umberto de Campos, disse que a associação está colocando vigilância após a limpeza das calçadas. A medida impede que os moradores de rua retornem para o local. 

A ação de limpeza, segundo a inspetora da GCM, Thais Cardoso de Lima, atende as reclamações do Conseg Leopoldina sobre a falta de segurança nas ruas, como furtos. O objetivo, segundo ela, também é limpar as calçadas do lixo acumulado pelos moradores de rua, afastando animais (como ratos e insetos) que são atraídos pela sujeira.

Na sexta-feira, 13, GCMs orientaram a limpeza embaixo do Viaduto Mofarrej. Os moradores de rua assistiram a remoção de entulhos e lixo do outro lado da rua. Segundo um dos moradores de rua, que se identificou como Nilson, muitos que ficam sob o viaduto tem casa. Ele disse que sua família mora em Santana. Nilson foi para a rua depois de uma intriga em família e  do vício do álcool. Ele sobrevive da reciclagem de materiais. De acordo com o morador de rua, a Assistente Social esteve no local, mas ele e os demais não aceitaram o encaminhamento para o albergue (Zancone da Avenida Imperatriz Leopoldina). “Já estive no albergue e não quero ficar lá. Também já passei por clínica de tratamento e também não deu certo. De vez em quando vou até a casa da minha família, principalmente em datas importantes”. Nilson e seus companheiros aguardaram a equipe terminar a limpeza para, segundo ele, voltar para o mesmo lugar, a calçada da ilha central embaixo do Viaduto Mofarrej.

No levantamento parcial da Subprefeitura Lapa, em dois dias de operação (9 e 10) foram retiradas 18 toneladas de resíduos da raspagem de terra, resíduos volumosos, entulho. Também foi feita a avagem de via e calçadas. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA