União pela Segurança

0
1330

Prevenção parece ter se tornado conceito da vez na atualidade, pelo menos no que tange o assunto Segurança. Agregando é claro outro aspecto muito importante chamado Sinergia. Esta palavrinha de origem grega vem a calhar, significa unidade de trabalho, e representa bem a necessidade nos dias atuais para que a região mantenha e amplie o que chamamos de “sensação de segurança” ou como coube ao capitão Nicotari, da comandante da 2ª Cia do 4º Batalhão da PM, mencionar “qualidade de vida”. Como trabalhar neste sentido? Quebrando paradigmas e chamando a comunidade para discutir e auxiliar na tarefa.

Criar sinergia foi um dos objetivos principais da reunião realizada em um condomínio da Leopoldina com a presença de representantes de diversos condomínios da região. E é simples entender porque é importante conhecer e criar interação tanto entre os condomínios como entre eles e a PM. Os problemas de segurança se não são os mesmos são bem parecidos e com a verticalização crescente, não apenas na Leopoldina como em todos os distritos da Sub Lapa, estes prédios podem ajudar em muito a PM a diagnosticar problemas com soluções simples. Tanto se fala em monitoramento por câmeras, mas a simples interação por telefone ou WhatsApp entre porteiros e moradores de uma mesma rua pode evitar crimes ou mesmo ajudar a solucioná-lo. É como o tenente PM Elquias reforçou na palestra, “a segurança é uma responsabilidade de todos”, mas, principalmente, no que tange a prevenção de crimes.

União também é a tônica da primeira edição do Fórum de Segurança Comunitária, iniciativa dos três Conselhos de Segurança Comunitária (Consegs) dentro do 4º Batalhão da PM: Lapa, Leopoldina e Perdizes/Pacaembu. O evento acontece no próximo sábado, 1º, na Unip da Avenida Marquês de São Vicente, e reunirá não apenas políticos engajados no tema como oficiais da Guarda Civil e das polícias Militar e Civil. É um momento único para que todos conheçam os responsáveis pela Segurança na região e também para que debatam soluções para melhorar a qualidade de vida da comunidade. Cabe também lembrar que o conceito de Segurança abrange não apenas policiamento como também ações de zeladoria, por esta razão a presença do subprefeito da Lapa José Antônio Varela Queija é tão importante. 

Demonstrações de união da sociedade civil trazem frutos não apenas para a prevenção de crimes, que segundo a Secretaria de Segurança Pública estão diminuindo na região. São imprescindíveis especialmente para pedir ao Governo do Estado mais policiais no 4º Batalhão da PM, cujo número também diminuiu nos últimos anos, viaturas e, quem sabe, uma sede própria para melhorar o atendimento da população. Não basta a população ajudar a vigiar, estar atenta e prevenir crimes se não há atendimento à população. Só basta salientar que na definição de sinergia está implícito que se trata de uma via de mão dupla.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA