Especialistas participam de Fórum de Segurança Comunitário

0
1588

Foto: Maria Isabel Coelho

Maria Isabel Coelho
Coronel Camilo: apesar da redução nos índices, sensação de segurança é ruim

O 1º Fórum de Segurança Comunitária da Região Oeste reuniu cerca de 200 pessoas no auditório da Unip da Marquês de São Vicente, na manhã de sábado, 1. Organizado pela diretoria dos Consegs Lapa, Leopoldina e Perdizes/Pacaembu, o evento contou com a presença de especialistas para falar sobre o tema “Violência Urbana”. O comandante da Area Metropolitana Oeste (CPAM-5), coronel Claudir Roberto Teixeira de Miranda e do 4º Batalhão, Claudinei Pereira, prestigiaram o evento.

 
Ex-comandante da Polícia Militar, o deputado estadual coronel Álvaro Camilo lembrou que apesar de uma melhora nos índices de criminalidade, a sensação de segurança da população ainda está muito ruim. “Sempre digo que a segurança não é um problema só de polícia. É um dever do Estado e de todos os cidadãos. Áreas abandonadas, com falta de estrutura urbana, de coleta de lixo ou de serviços adequados de educação, geram oportunidades para o ladrão”, disse o Camilo.

 
Especialista em Conselho de Segurança Comunitária, o Coronel Luiz Eduardo Arruda falou sobre mudanças de comportamento na população urbana. “Hoje temos convidados virtuais onde a pessoa conversa mais com o amigo do outro lado do mundo do que com o vizinho de porta, de muro”, alertou o especialista. “Estão desaparecendo os espaços comuns de interação ”, afirmou o militar. “Ou a gente ocupa os espaços públicos e fala mais com o vizinho ou não vamos ter segurança”, afirmou o coronel Arruda.

 
O deputado estadual, que já comandou o 4º Batalhão, coronel Telhada criticou as novelas que mostram favelas como um paraíso e a prostituição pelo “book rosa”, como normais. Para Telhada, o policial que fica na linha de tiro com criminosos para defender a sociedade, não é valorizado.

 
O delegado do 7ª Delegacia de Polícia da Lapa, Marcel Druziani lembrou que o Boletim de Ocorrência é a única maneira de saber o que está acontecendo em uma região e direcionar o policiamento para melhor o resultado na segurança. Também participaram do Fórum o delegado Protógenes Queiroz, o comandante da Guarda Civil da Região Oeste e das Companhias da PM na Lapa, Leopoldina e Pompeia, com dicas de segurança à comunidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA