Contribuição comunitária

0
1195

Apesar da crise e da descrença nos políticos, mais de cem pessoas compareceram a sessão da “Câmara no seu bairro” realizada na Casa de Cultura Tendal da Lapa, na noite chuvosa e trânsito complicado, de sexta-feira.

Muitos levaram ao pé da letra o slongan do anúncio feito pela Câmara: Sua opinião vai ajudar a construir uma Cidade melhor. Por acreditar no poder da participação, lideranças, jovens e idosos – muitos com problemas de saúde – levaram suas reivindicações e problemas para o encontro com os vereadores.

Em meio às goteiras do teatro, cartazes e faixas revelavam a posição de moradores da Vila Jaguara contra a instalação da estação de transbordo de resíduos sólidos no bairro e a transformação do terreno próximo a Via Anhanguera e Marginal Tietê em moradia popular para atender a população carente que espera por habitação há anos. “Já dá para entender a luta contra o lixão pela quantidade de cartazes”, destacou o vereador Eliseu Gabriel (PSB) referindo-se ao “Movimento contra o Lixão da Vila Jaguara” que pediu o apoio dos parlamentares para que a região deixe de ser tratada como eixo do lixo. “No passado tivemos a Usina de Compostagem da Leopoldina e o aterro Bandeirantes em Perus, que degradaram o ambiente e até hoje a população arca com as conseqüências”, lembrou Amorim Pereira.

A presidente da Associação Amigos da Vila Pompeia, Maria Antonietta de Lima e Silva pediu atenção para realização de estudos em intervenções prevista na antiga Lei da Operação Urbana Água Branca (de 1995). Ela lembrou das prioridades para aplicação do dinheiro na canalização de córregos que cortam a região (obra em andamento) e na abertura das avenidas Auro de Moura Andrade e Pompeia, prevista na Lei – para diminuir os impactos dos empreendimentos erguidos no bairro. Antonietta pediu fiscalização e apoio para que os projetos sejam realização simultaneamente, evitando desperdício do dinheiro arrecadado nos quase vinte anos da Lei da Operação Urbana Água Branca.

Reclamações sobre impactos da Arena Palmeiras, regularização fundiária e instalação de uma nova UBS no Jaguaré estavam entre as muitas manifestações da tribuna.
Também foi solicitado mais efetivo para a Guarda Civil. A reforma e reativação do Hospital Sorocabana e pedidos de emendas parlamentares para o desenvolvimento de projetos de melhorias na região fez parte da lista de solicitações. Foram muitas as demandas apresentadas.

O povo se aproximou dos seus representantes com contribuição comunitária. Cada um deu sua opinião, como propôs a divulgação da sessão da Câmara de Vereadores, agora cabe aos parlamentares a missão de avaliar e apoiar as reivindicações que contribuam, de fato, para construir uma Cidade melhor.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA