Audiência pública discute novo sistema de segurança

0
1378

Foto:

Comandante do batalhão da Lapa se reúne com presidentes de Consegs para falar do Ciclo Completo da Polícia

O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Claudinei Pereira, se reuniu com os presidentes dos Consegs (Conselhos Comunitário de Segurança) da região para informar sobre a importância da comunidade participar da audiência pública do Seminário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara dos Deputados “Por uma nova arquitetura institucional da Segurança Pública: pela adoção do Ciclo Completo de Polícia”, que será realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta sexta-feira (9), no auditório Paulo Kobayashi, das 9h às 18h. O objetivo do evento é discutir com a sociedade a PEC (Proposta de emenda à Constituição) nº 430/09, que institui uma nova organização policial estadual. O comandante explicou que, a iniciativa das audiências é do deputado federal Raul Jugmann, relator da matéria na Comissão de Legislação e Justiça.  “A ideia é que a Polícia Militar faça a prevenção, lavre o boletim e encaminhe para o judiciário. A iniciativa é da Câmara dos Deputados, mas está sendo feita audiências em todos os estados para ouvir a opinião da sociedade”.

Segundo Pereira, em casos de menor potencial ofensivo – como, por exemplo, acidentes com veículos de menor gravidade e agressões – o ciclo completo da ocorrência, boletim e encaminhamento para justiça seria feito em poucos minutos pela própria polícia militar. O comandante destacou que o Brasil é um dos poucos países do mundo que adotam a segregação da atividade policial com polícias distintas. “Só três lugares no mundo não tem o ciclo completo: o Brasil, a Guiné-Bissau e Cabo Verde”.
Uma petição pública  circula na internet (https://secure.avaaz.org/po/petition/Deputado_Federal_Raul_Jungmann_Adocao_do_Ciclo_Completo_para_todas_as_policias/?pv=7) para coleta de assinaturas para implementação do ciclo Completo de Polícia no Brasil. Até quinta-feira já eram mais de 3 mil assinaturas. O objetivo é chegar a 100 mil assinaturas.  “Essa é uma mudança legislativa, de um sistema de segurança pública, a ideia é que não haja conflito (entre a PM e a polícia Civil), cada uma terá sua atribuição. O objetivo da nova sistemática é agilizar o atendimento da população”, disse o comandante do 4º Batalhão.

A série de seminários previstos sobre o Ciclo Completo da Polícia está sendo realizados em todo País para buscar consenso em torno de um tema importante como a segurança pública

.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA