Fora do debate

0
974

A comunidade se conscientizou que a Lei do Zoneamento (Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo) é muito importante na vida de todos. A preocupação é deixar uma Cidade melhor para as futuras gerações. Conclusão: os moradores da região da Subprefeitura Lapa lotaram o auditório das Faculdades Integradas Rio Branco na segunda-feira (28).

A participação foi maior do que imaginavam os vereadores da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo, organizadora do encontro regional da Subprefeitura Lapa. Foi tanta gente que boa parte ficou do lado de fora da discussão. E não gostou. Segundo os registros da comissão, cerca de 100 pessoas não puderam participar. Muitos esbravejaram, protestaram, acusaram os organizadores de falta de planejamento na realização da audiência.

Por falta de aviso não foi. Nesse mesmo espaço, na edição passada, alertamos sobre a superlotação na audiência de Pinheiros na Faculdade Sumaré e apontamos a necessidade de um esquema especial para que ninguém ficasse excluído do debate na região da Subprefeitura Lapa.

Afinal, somando os seis distritos da Subprefeitura Lapa passa de 305 mil habitantes, moradores de regiões com realidades e necessidades diferentes. O problema foi que audiência atingiu a capacidade máxima do auditório da Faculdade Rio Branco. Foram cerca de 250 pessoas dentro e mais de 100 que não conseguiram entrar no local.
A moradora da Lapa de Baixo Julia Nonis protestou. “Todos chegavam e entravam na fila para assinar a lista de presença e depois de assinar eles comunicavam que não podia entrar porque estava lotado. Quando disse que era um absurdo e que desejava falar com o responsável, que aparentemente estava próximo à catraca, a pessoa entrou e não voltou mais”, relatou Julia que, revoltada, deixou o local sem dar a contribuição para o processo de revisão da Lei como desejava. Assim como ela muitos foram embora sem entrar.

Em meio a tantas críticas e reclamações, o presidente da Comissão, vereador Gilson Barreto anunciou uma audiência extra para garantir a participação de quem ficou de fora. “Vamos fazer uma nova audiência na segunda-feira (5 de outubro, 19h) para a Lapa e também para Pinheiros”, avisou o presidente da Comissão, para acalmar os descontentes.

Mesmo assim foi criticado. Muitos dos que ficaram excluídos do debate avaliaram a solução como desaforo porque a nova audiência não será dentro da região da Subprefeitura. A moradora da Lapa de Baixo e muitos que voltaram para casa na segunda-feira sem participar da discussão disseram que a nova audiência mais uma vez vai excluir muitos de um debate tão importante. É que a audiência extra será no Salão Nobre da Câmara Municipal, no Centro, distante do bairro.

Quem sabe, a comissão realize novas audiências regionais para que a população sem condições de ir até a Câmara ainda possa dar sua contribuição antes da votação da nova Lei do zoneamento.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA