Encontro, escuta, acolhimento. Essas são algumas das palavras-chave que definem um dos mais novos lugares de arte, cultura e educação de São Paulo. Localizada em um casarão tombado pelo patrimônio histórico na Rua Ministro Godói, 109 (Perdizes), A Casa Tombada oferece cursos livres e de extensão, pós graduações, grupos de estudo e programação cultural. Tudo isso em diversas áreas do conhecimento, como literatura, teatro, antropologia, música, entre outros. Fundada e administrada por Ângela Castelo Branco e Giuliano Tierno, a Casa surgiu da vontade de ser um centro de reunião de pessoas com interesses comuns pela palavra, pela oralidade, pela escrita, pelo corpo e pela voz, sem hierarquias entre uma coisa e outra. “Há uma demanda cada vez mais crescente de pessoas desejosas por espaços de convivência e encontro fundado em parâmetros de horizontalidade na produção de sentido”, explica Giuliano.

A dupla, depois de passar por uma trajetória profissional em diferentes instituições culturais de São Paulo, resolveu abrir a Casa para dar vazão à sua própria forma de experimentar, pensar, sentir e dizer o mundo. “Sim, temos corrido riscos. O primeiro deles evidentemente é o financeiro, por tratar-se de um projeto ainda sem subsídios públicos ou privados. Os valores dos encontros, dos cursos, da programação cultural nasce sempre da conversa dos parceiros da Casa com os gestores. O objetivo maior é chegar a um valor de vida, ou CasaTombadaFAchada_DV (Medium)seja, um valor que seja justo e compartilhado entre todos os atores do processo: a Casa, o parceiro e o público participante. Um projeto que se constrói na confiança entre os pares. A confiança é o mantenedor da Casa. Dessa forma, estamos correndo o “melhor” dos riscos, o de encontrarmos afetos (amigos, colegas e sim
patizantes do projeto) que também procuram uma nova forma de estabelecer relações e abrir espaços de pro
dução de sentidos. Produzir novos sentidos é arriscar-se na linguagem”, explicam.

Para Ângela, o desejo da Casa é criar um novo modo de estar junto. Um modo-convívio. “Há um real que pode ser alterado, que pode ser reinventado. Aqui, as palavras de cada um importam”, explica.

 

Programação de Janeiro

CURSO DE EXTENSÃO ACADÊMICA
O Livro para a infância – Leitura, Literatura e Mediação – Com Cristiane Rogerio (jornalista, pesquisadora e escritora)
De 18 a 22/01. Segunda a sexta, das 10h às 12h30
O curso tem como objetivo promover encontros para permitir a discussão sobre a literatura feita para crianças a partir de numerosas possibilidades de experiência com o livro infantil.

 

CURSOS LIVRES
Ateliê experimental de bonecos criativos – Com Paula Galasso (artista visual, educadora e bonequeira)
18 a 22/01. Segunda a sexta, das 15h às 18h
Serão abordadas diferentes possibilidades de construção de bonecos articulados, a partir de materiais como papel marchê, massa plástica, isopor, arames, papéis, tecidos, linhas, lãs e sucatas. Serão trabalhadas algumas técnicas de modelagem, pintura e montagem de bonecos, de forma que cada participante possa botar a mão na massa.

Contos de lugares distantes: estudos e práticas do narrar – Com Giuliano Tierno (contador de histórias, pesquisador e educador)
18 a 22/01. Segunda a sexta, das 19h30 às 22h30
Um laboratório em que pensamento e prática sejam solidários na atuação do Contador de Histórias. A proposta deste curso é estudar os contos do escritor australiano ShaunTan e recontá-los a partir da relação indissociável entre o texto, o narrador e a audiência.

 

Arte, Cultura e Educação – Com Luiza Christov (professora e pesquisadora)
26 a 29/01. Terça a sexta, das 10h às 12h30
O curso tem como objetivo conectar saberes elaborados no cotidiano de educadores a respeito de três palavras: arte, cultura e educação; Para isso, vai se debruçar sobre o pensamento de autores que procuram ampliar a potência das mesmas como palavras que inspiram experiências.

 

O Tao da poesia: oficina de leitura, reflexão, escrita e discussão literária – Com Edson Cruz
26 a 29/01. Terça a sexta, das 19h30 às 22h30
A oficina vai trabalhar simultaneamente a leitura de textos teóricos e poéticos. Também abordará exercícios práticos de algumas possibilidades de formas fixas do poema (soneto, haicai), e não fixas, assim como de seus inúmeros temas.

 

OFICINA LIVRE PARA CRIANÇAS
Fazer livros ilustrados: um mar em cada um, um céu em cada um
Com Laura Gorski (artista e educadora) e Mariana Galender (artista, educadora e fotógrafa).
17/1 – Domingo, das 11h às 13h
Essa oficina é destinada a pais e filhos que gostam de inventar livros ilustrados. A proposta é a de realizar a leitura e a produção de livros que tenham texto e imagem que dizem sobre a diversidade de olhar para o mar e para o céu.

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Sábado em Casa | Contos sobre Uma Casa
30/1 – Sábado, às 20h
A Casa recebe os contadores de histórias Ailton Guedes, Giuliano Tierno, Letícia Liesenfeld, Magno Rodrigues Faria, Rubia Konstantyni e Simone Grande para uma sessão especial de histórias narradas. O tema será Contos sobre uma Casa. Cada narrador escolherá uma história da tradição ou da literatura que orbitam o tema da hospitalidade, chegada, habitação, morada, abrigo etc. Todos os espaços serão ocupados e o público será convidado a circular pelos diferentes ambientes da Casa para irem ao encontro das narrativas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA