A cidade nos bairros

0
2002

São Paulo estará em festa no próximo dia 25, quando comemoramos 462 anos de sua fundação. Mas afinal, aonde é que cada um de nós, individualmente, pode de fato celebrar, de forma ativa ou apenas reflexiva, o aniversário da nossa cidade? Estou certo que o lugar para isso são os bairros, onde nós e nossas famílias vivemos a vida cotidiana.

Dentre tantas coisas que vivenciei quando atuei como secretário das Subprefeituras de 2005 a 2009 foi o apreço dos moradores da região da Lapa e Leopoldina por seus bairros e principalmente por suas raízes.

O leitor deve saber o especial carinho que eu nutro por esta região, que tem profunda ligação com minhas origens. E sempre que passo pela Rua Coriolano não há como não me lembrar do delicioso cheiro de biscoito doce saindo dos fornos da fábrica de minha família.

Infelizmente, a região passa por um período difícil e de abandono, assim como acontece com toda a cidade. Mas não devemos desistir de cuidar dela. Ela precisa de nós.

Que neste aniversário de São Paulo vocês, moradores e empresários de bairros tão ricos em histórias, não esqueçam de valorizar o que de melhor pode existir nesta relação de moradores com sua cidade: a noção de pertencimento ao bairro e as suas diferentes comunidades. É assim que o munícipe constrói sua cidade e assim que ela se torna cada vez mais sua.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA