Grupo de teatro de sombras se apresenta no Instituto de Artes da Unesp

0
2565
Divulgação

O grupo austríaco Karin Schäfer Figuren Theater encena no Instituto de Artes da Unesp (Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271), 10,  às  17h, a peça “Zheng He – A chegada dos navios-dragão”. O espetáculo conta a jornada do almirante Zheng He, grande explorador chinês, através de personagens que o conheceram em suas viagens: um acadêmico da Arábia que partilha conhecimentos científicos com a expedição chinesa; um pescador africano que ajuda a trazer animais para os navios-dragão, incluindo uma girafa; uma mulher de negócios do Sião que conhece o propósito econômico desta expedição. A entrada é franca.

A montagem se desenvolve através de um encontro de marionetes, vídeo e animação. A autora se inspirou na história verídica das sete expedições lideradas pelo almirante, entre 1405 e 1433, pelos oceanos Pacífico e Índico rumo ao Ocidente. Suas viagens o levaram da Indonésia, Índia e Arábia para a África, quase 90 anos antes de Cristóvão Colombo descobrir a América.

Os navios chineses eram significativamente maiores do que as naus europeias. As frotas eram compostas por mais de trezentas embarcações. Todas com velas vermelhas eram providas de até nove mastros. A imponência dos navios-dragão, também chamados de grandes “monstros náuticos”, contribuíram com a fama de poder, riqueza e coragem do imperador Zhong Di – dinastia Ming – e curiosamente, esses navios foram os primeiros a transportar para a China animais de grande porte vindos da África.

As histórias das viagens do Almirante Zheng He são muito famosas entre as crianças na China e também fazem parte de contos de aventura nos países de língua árabe, onde inicialmente chamaram o almirante de “Ma Sanbao”, posteriormente mudado para “Sinbad – o marinheiro”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA