Famílias deixam calçada da Hassib Mofarrej

0
2533

Foto: Maria Isabel Coelho

Maria Isabel Coelho
Depois de 14 anos morando na calçada, Luana e sua família alugaram casas com ajuda do bolsa-aluguel

Luana Ribeiro da Silva morou na calçada da Rua Hassib Mofarrej por 14 anos. Aos 27 anos, ela deixou o barraco na calçada há uma semana. A jovem comemora o recebimento do bolsa-aluguel conquistado junto a Secretaria Municipal de Habitação depois de pedir o benefício por causa dos insetos e ratos que invadiam os barracos, em reunião do Fórum Social.

Divulgação
Funcionários da Subprefeitura retiram barracos da calçada

Para a supervisora de Assistência Social da Lapa, Cleide Leonel Amaro Mendes, a saída das quatro famílias da calçada (antes eram duas – que se multiplicaram no local) é resultado de intenso trabalho da assistência social em articulação com a Subprefeitura e a Secretaria de Habitação. “Após 14 anos, as quatro famílias estabelecidas na Rua Hassib Mofarrej foram contempladas com o Programa Bolsa Aluguel (da Secretaria da Habitação)”, disse ela.

O recebimento da bolsa (R$400,00) mensal vai garantir grande parte do valor do aluguel que Luana terá que pagar em sua nova casa – próxima do Carrefour da Rua Manoel Bandeira, na Vila Leopoldina. Assim como Luana, sua mãe Rosa da Conceição, seus irmãos e a tia Cleusa Aparecida de Souza com primos conseguiram alugar casa no Jaguaré, iniciando nova etapa de vida. Luana lembra que quando foi morar na calçada com a mãe, tinha 13 anos e sua irmã mais nova, Pamela, apenas 8 meses. Hoje a Pamela tem 15 anos e está grávida. Seu filho será o primeiro da nova geração da família a nascer fora da calçada. A vida difícil em barracos improvisados da Hassib Mofarrej, Luana quer deixar para trás.

Calçada é desocupada após 14 anos
Calçada é desocupada após 14 anos

O bolsa-aluguel é temporário até as quatro famílias – inscritas na Secretaria da Habitação – serem contempladas com unidades do Conjunto Habitacional da Ponte dos Remédios, previsto para dezembro.

Na reunião do Fórum Social da Vila Leopoldina de terça-feira (31), os fundadores comemoram a saída das famílias da calçada como uma vitória do grupo junto as secretarias municipais.

Na Reunião de Zeladoria de quinta-feira (2), a representante da Assampalba e do Grupo Mães da Leopoldina, Carla Banietti afirmou: foi um esforço conjunto e não obra de uma única associação ou grupo”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA