Ciclovia em implantação gera reclamações na City

0
1992

Foto: Maria Isabel Coelho

Maria Isabel Coelho
Novo trecho está demarcado no asfalto da Rua Tomé de Souza na City Lapa

O trecho de implantação de uma ciclovia na Rua Tomé de Souza, na City Lapa, gerou reclamações entre moradores da região. O projeto chega na Rua Tomé de Souza pela Rua Coriolano, atravessa a Nossa Senhora da Lapa, rotatória da Avenida Mercedes e segue até a altura do número 985, onde desvia pela viela, seguindo pela Duarte da Costa até chegar na Praça José Maria de Felipe e Aliados.

Entre as reclamações feitas pelos moradores, está a que a quantidade de ciclistas que passam pelo trecho não justifica o projeto. “O movimento de ciclistas é mínimo e nunca ocorreu nenhum tipo de acidente. Somos a favor de uma ciclo-rota, que seria a sinalização para os ciclistas”, afirma o morador Osvaldo Lucas.

Outro ponto levantado é que há um alto índice de moradores idosos na região além de um centro espírita e uma casa de freiras. Com a implantação da ciclovia, o acesso dos carros até as entradas das casas ficaria impossibilitado, sendo necessária a adaptação das garagens para facilitar a entrada dos idosos. O local, contudo, é tombado.

“Estas casas são antigas e tombadas. Sendo assim, não apresentam garagens adequadas e nem podem sofrer modificações para que se façam mudanças estruturais. As entradas e saídas de pessoas idosas não podem ser feitas sem a calçada imediatamente próxima às destas casas”, aponta Antonio Cirone.

“Não concordamos que para facilitar o trajeto de raros ciclistas que passam por este trecho seja impedido o estacionamento de idosos que fazem parte destas instituições que os beneficiam”, completa Michell Paciletti.

A CET afirma que o projeto cicloviário foi apresentado duas vezes na Subprefeitura Lapa em reunião pública e que o tombamento do local não proíbe a reforma das edificações do bairro em sua maioria, bem como a modernização. “Não há no traçado da ciclovia proposta nenhuma inconsistência de caráter técnico ou norma de segurança não atendida que justifique qualquer alteração de traçado ou revisão de projeto”, conclui a companhia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA