Interno da Fundação Casa escreve livro sobre sua vida

0
2193

Foto: Maria Isabel Coelho

Maria Isabel Coelho
Interno da Casa Leopoldina, Jeremias escreve capítulos de sua vida

Um escritor surge dentre os internos da Fundação Casa Leopoldina. Trata-se de um jovem de 18 anos que está prestes a deixar a unidade após cumprir medida socioeducativa. Como não pode ter o nome revelado, vamos chamá-lo de Jeremias Santos.

Jeremias aguarda a avaliação do Juiz para atravessar os portões da fundação de volta para casa. O jovem chegou a Fundação Casa Leopoldina há 11 meses depois de se envolver com drogas e com o crime. Ele conta que era uma adolescente, como muitos da periferia, que estudava e trabalhava para ajudar a família, mas depois da morte da mãe, se viu perdido. Nessa época ele tinha 16 anos e recebeu da mãe a responsabilidade de manter a família de seis irmãos. Despreparado acabou envolvido com drogas e crime. “Eu era trabalhador, deixei de estudar, de trabalhar e acabou que saí de casa. Fui para as drogas e para o crime, perdi tudo, até o respeito da família”, lembra Jeremias.

Após quase um ano dentro da fundação, o interno resolveu aproveitar cada oportunidade oferecida pela instituição. Segundo o diretor da Casa Leopoldina, Josué Dantas, desde que chegou seu comportamento é tranquilo. “Todos gostam dele”.

A programação diária dos internos da Casa Leopoldina inclui a formação escolar tradicional, atividades e cursos extracurriculares que são oferecidos para qualificação aos jovens. Hoje, Jeremias faz curso de bandolim, mas já concluiu o de chocolateria, Desenvolvimento Sócio Ambiental e Artes das Palavras. Esse último coloca em prática a cada tempo livre, escrevendo capítulos de sua própria história em um caderno que quer transformar no seu primeiro livro. “No livro, falo da minha mudança, superação, do que fiz, as consequências, arrependimento e revelo um segredo que minha mãe me falou antes de morrer”.

O livro já tem nome: Uma vida de vitória. “Quero demonstrar com o livro que um interno (que infringiu a Lei) tem oportunidade de mudar”, afirma Jeremias que tem planos de terminar os estudos e concluir o livro até o fim do ano. “Lá fora nunca pude fazer um curso até por questões financeiras, aqui eu procuro aproveitar as oportunidades”.

Os interessados em ajudar o jovem escritor na futura publicação do seu livro podem entrar em contato com o diretor da unidade Josué Dantas pelo telefone 9-7590-8431.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA