Especial Eleições 2016 – Vereadores

0
2256

Foto:

Candidatos locais se apresentam no Vota Lapa

O Café com Política do Jornal da Gente recebeu veteranos e novatos que concorreram a uma vaga na Câmara Municipal. Conheça os perfis:

Adriana Ramalhoadriana-ramalhoFiliada ao partido: PSDB
Número: 45122

Perfil: Adriana Ramalho foi presidente de honra do PSDB Mulher da cidade de São Paulo em 2015, por iniciativas voltadas aos interesses das mulheres.
A candidata estudou em escolas públicas e começou a atuar em ações sociais quando ingressou na faculdade de direito.
Trabalhou no Sinthoresp (Sindicato que representa os trabalhadores de hotéis, restaurantes, bares e similares), defendendo os direitos dos trabalhadores.

Propostas: Sua luta é pela defesa dos direitos de empregados da construção civil, empoderamento da mulher e inclusão dos deficientes e idosos. Tem como bandeira a valorização da cultura nordestina e moradias com dignidade.

Apoio: Mara Gabrilli (Deputada Federal)

Armando Inglêsarmando-inglesFiliado ao partido: PSD
Número: 12200

Perfil: Proprietário de uma academia no Alto da Lapa, Armando Inglês nasceu, viveu e estudou em escolas do bairro. É diretor-conselheiro da Associação Comercial Distrital Noroeste e coordenador da Comissão de Meio Ambiente. É presidente da Associação Amigos da Lapa e Alto da Lapa, e diretor do Conselho das Associações de Amigos de Bairro.
Foi conselheiro do Conselho Municipal do Meio Ambiente da Lapa e conselheiro de Metas Municipais de São Paulo, representando a Zona Oeste. É envolvido com as questões comunitárias.

Propostas: Com 30 anos de atividade empresarial e após trabalhar em campanhas de outros candidatos, Armando tem o objetivo de acolher os pequenos empreendedores do bairro e batalhar pela causa do esporte.

Apoio:Danilo Andrade (Fundador do bloco carnavalesco Belo Gole)

Claudinho
claudinhoFiliado ao partido: PSDB
Número: 45157

Perfil: Nascido na Vila Santa Maria, Claudinho é muito atuante no trabalho social para a região noroeste. Na Câmara Municipal, Claudinho ocupou o cargo de primeiro-secretário e vice-presidente da Mesa Diretora da Casa Legislativa, foi membro da Comissão Permanente do Idoso e atualmente é membro da Comissão de Educação, Cultura e Esportes. Ele está em seu terceiro mandato como vereador.

Propostas: Entre as bandeiras defendidas por Claudinho está o plano de recapeamento e reforma de guias e sarjetas, a instalação de mais abrigos em pontos de ônibus, a luta pela chegada do metrô na Freguesia do Ó e arredores e o apoio ao esporte amador e acompanhamento dos campeonatos de futebol de várzea. Defende a reabertura do Hospital Central Sorocabana e o voto distrital.

Apoio: Coronel Telhada (Deputado Estadual)

Coronel Arruda
arrudaFiliado ao partido: PSD
Número: 55190

Perfil: Coronel Arruda trabalhou por mais de 36 anos na PM, é especialista em segurança e doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. É professor universitário e autor de livros. Trabalhou na implantação dos Consegs e gerenciou a área de educação da AACD. Foi assessor do deputado estadual Coronel Camilo e trabalhou com a FIFA como responsável pela segurança da delegação da Argélia na Copa de 2014.

Propostas: Quer restaurar a Operação Delegada e a volta do software RAIA, onde os policiais, através de tablets, podem reportar problemas de zeladoria. Se propõe a representar os pequenos e micro empreendedores e aumentar a fiscalização junto com o PSIU (Programa de Silêncio Urbano) em bares e universidades que causam transtornos aos moradores.

Apoio:Coronel Camilo (Deputado Estadual)

Daniel Annenberg
annenbergFiliado ao partido: PSDB
Número: 45444

Perfil: Formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, é ex-diretor-presidente do Detran-SP e foi superintendente do Programa Poupatempo-SP.
É fundador da Res Pública, consultoria em qualidade e serviços públicos. Trabalhou na Escola Nacional de Administração Pública e como assessor em diversas secretarias.

Propostas: Disponibilizar o maior número possível de serviços municipais pela internet, substituir as subprefeituras por prefeituras regionais, de forma a definir as demandas locais e buscar soluções para os problemas com rapidez, e criar um aplicativo para aproximar eleitores do trabalho dos vereadores.

Apoio: Floriano Pesaro (Secretário de Estado de Desenvolvimento Social)

Eliseu Gabriel
eliseuFiliado ao partido: PSB
Número: 40123

Perfil: Está em seu quarto mandato como vereador, é professor de física pela USP, autor de livros didáticos, lecionou em escolas públicas, em universidades, cursinhos e no Telecurso da TV Cultura. É autor de importantes leis, como a da Área Escolar de Segurança, da Transparência, do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Fórum Municipal de Proteção e Defesa Animal. Foi secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo e é presidente do PSB municipal.

Propostas: Defende a valorização dos profissionais da Educação, escola pública de tempo integral e ampliação do acesso à creche. Luta pela reabertura do Hospital Sorocabana e para impedir a instalação do Lixão na região da Vila Jaguara.

Apoio: Rosana Altafin (Presidente da Comissão de Ação Social da OAB Lapa e Vice Lions Nova Lapa)

Fábio Riva
rivaFiliado ao partido: PSDB
Número: 45780

Perfil: Advogado, pertenceu à Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-SP, na área trabalhista.
Trabalha como voluntário na Associação dos Trabalhadores Sem Terra de São Paulo e Associação Educar Para Vida. É assessor do deputado Marcos Zerbini e coordenador de Assistência e Desenvolvimento Social na Subprefeitura de Pirituba/Jaraguá.

Propostas: Quer implementar melhorias na educação e saúde. Defende a volta do Hospital Sorocabana, a revisão de ciclovias e ampliação do acesso à habitação. Defende mais autonomia para as subprefeituras, melhorias no entorno do Mercado da Lapa e maior integração de transportes em prol da mobilidade urbana.

Apoio: Marcos Zerbini (Deputado Estadual)

Gilberto Natalini
nataliniFiliado ao partido: PV
Número: 43456

Perfil: Gilberto Natalini está em seu quarto mandato na Câmara Municipal de São Paulo e concorre à reeleição. Médico por formação, Natalini descobriu sua vocação política na época da faculdade quando se envolveu com os movimentos estudantis, lutou pela democracia e foi preso pelo regime militar.

Propostas: Sua atuação parlamentar é focada na saúde, meio ambiente e urbanismo, além de ser um fiscal do uso dos recursos públicos.
O vereador é o idealizador da Conferência Produção Mais Limpa – P+L e Mudanças Climáticas.
É também autor da Lei de criação do Parque Leopoldina Orlando Villas Bôas.

Apoio: Maria Antonietta Lima e Silva (Presidente da Associação Amigos da Vila Pompeia)

Luciana Borges
lucianaFiliada ao partido: PSDC
Número: 27221

Perfil: Nascida e criada no interior, começou a trabalhar em uma imobiliária no bairro da Lapa no início dos anos 80.
Em 1986, abriu seu próprio negócio, a Oeste Imóveis que em 1992 alterou no nome para Luciana Imóveis. É coordenadora do Conselho da Mulher da Associação Comercial de São Paulo Distrital Oeste, diretora social da Associação Amigos da Lapa de Baixo, membro do Rotary Club de São Paulo Jaguaré e presidente Municipal do PSDC Mulher.

Propostas: Quer acabar com o que chama de “indústria da multa”, melhorar o ensino , a saúde, aumentar a representatividade da mulher na Câmara Municipal e contribuir para o crescimento econômico da cidade.

Apoio: Mara Maravilha (Apresentadora)

Luiz Claudio Marcolino
marcolinoFiliado ao partido: PT
Número: 13310

Perfil: O economista Luiz Claudio Marcolino foi deputado estadual e líder do PT na assembleia legislativa.
Bancário, em 1995 entrou para a diretoria executiva do sindicato da categoria, foi eleito presidente em 2004 e reeleito em 2007. Na Assembleia trabalhou por melhorias nas áreas da moradia, saúde, educação, segurança e transporte.

Propostas: Afirma que a região está muito verticalizada e precisa de alargamento de avenidas. Quer restringir a abertura de bares, de forma que os empreendimentos tenham a anuência dos moradores, e defende a criação de agências bancárias para fomentar o comércio. Propõe que creches fiquem abertas até às 20h, a ampliação do transporte 24 horas em São Paulo. Defende também a construção do novo Fórum da Lapa.

Apoio: Cidálio Vieira dos Santos (Coordenador do Cine B)

Luiza Eluf
elufFiliada ao partido: PSD
Número: 55015

Perfil: Advogada criminal, procuradora aposentada do Ministério Público e ex-subprefeita da Lapa.
Teve sua trajetória marcada pela luta pelos direitos da mulher. Foi assessora das Secretarias de Segurança Pública, de Justiça e dirigente da assessoria de Defesa da Cidadania. Foi secretária Nacional dos Direitos da Cidadania do Ministério da Justiça.

Propostas: Seus pilares de campanha são a defesa dos animais e do meio ambiente, a assistência jurídica e psicológica às mulheres vítimas de violência doméstica, o combate à corrupção na política, à criminalidade e a luta por um judiciário mais célere e eficaz, por meio da criação de instâncias especializadas em conciliação, além de alterações legais para estimular acordos extrajudiciais.

Apoio: Hotelo Telles de Andrade (Presidente da Associação Amigos da Lapa de Baixo)

Mário Covas Neto
marioFiliado ao partido: PSDB
Número: 45000

Perfil: Formado em direito, está em seu primeiro mandato como vereador. Presidente do diretório paulistano do partido, em seu primeiro projeto propôs a alteração na Lei do Rodízio, de forma a conceder uma advertência escrita no lugar da multa, aos motoristas não reincidentes da infração nos 12 meses anteriores, porém o projeto foi vetado. Elaborou projetos de lei para a criação do Bilhete Especial do Desempregado e o que propõe a cassação do alvará de funcionamento de empresas que resistam às ordens de embargo de construções civis determinadas pela prefeitura.

Propostas: Efetivar melhorias nas políticas públicas de forma a diminuir as distâncias sociais na cidade. Propõe ações de zeladoria, mobilidade urbana e aplicação de recursos na área de cultura, esporte lazer e saúde.

Apoio: Marcos Mendonça (Presidente da Fundação Padre Anchieta)

Nabil Bonduki
nabilFiliado ao partido: PT
Número: 13633

Perfil: É mestre e doutor em estruturas ambientais urbanas e livre-docente em planejamento urbano pela USP. Tem experiência na área de habitação, planejamento urbano e regional, meio ambiente, cultura e educação. Como vereador, foi autor do substitutivo do Plano Diretor Estratégico e dos Planos Regionais das 31 subprefeituras da cidade, formulou o Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais, criou a lei de apoio aos cinemas de rua e a lei de fomento à dança.

Propostas: O candidato defende o debate público sobre a saída ou permanência da Ceagesp, com foco na implementação de habitação de interesse social. Nabil afirma que a região precisa ter mais integração e opções de transporte.

Apoio: Padre Lédio Milanez (Presidente do Instituto Rogacionista)

Paulo Frange
paulo-frangeFiliado ao partido: PTB
Número: 14444

Perfil: É cardiologista e morador da Pompeia. Atualmente está em seu quinto mandato como vereador. Frange tem 63 leis aprovadas, 266 projetos de lei em tramitação, 33 projetos de decreto legislativos e 12 projetos de resolução. É autor de diversas leis como a que libera os médicos do rodízio municipal de veículos, a que institucionaliza o Programa Hospital Domiciliar, o Prohdom, o “Home Care Público”, e ainda a lei que cria o Fundo Municipal de Desenvolvimento de Trânsito e Transporte.

Propostas: Frange tem como propostas defender as Santas Casas e hospitais filantrópicos e melhorar a formação de novos médicos (pretende modernizar a grade curricular). Quer trabalhar pela ampliação do atendimento à população e defende a reabertura do Hospital Central Sorocabana.

Apoio: Luiz Kencis Junior (Cardiologista)

José Police Neto
policeFiliado ao partido: PSD
Número: 55000

Perfil: Vereador em terceiro mandato, foi presidente da Câmara Municipal de São Paulo por duas vezes: em 2011 e reeleito no ano seguinte. Foi o mais novo presidente da história da Câmara, com 38 anos. Ciclista há quatro anos, utiliza a bicicleta inclusive nos compromissos de trabalho e luta para melhorar a interação entre a bicicleta e o transporte público urbano. Durante sua gestão na presidência da Câmara, adotou medidas de transparência para que dados, contratos e salários fossem abertos e publicados no site da Casa.

Propostas: Police Neto traz como bandeira a mobilidade na cidade. Ele defende também a eleição de subprefeitos, através de uma lista tríplice, de forma que o cargo seja ocupado por alguém da região.

Apoio: Alfredo Mazzoni (Morador da Vila Leopoldina e Representante Comercial)

Ricardo Granja
ricardo-granjaFiliado ao partido: PMDB
Número: 15007

Perfil: Empresário do ramo de logística em transportes, já ocupou cargos e funções em Conselhos Estaduais. Foi assessor em secretarias do governo do estado e diretor de empresas estatais. É diretor superintendente da Associação Comercial de São Paulo nas distritais Sudoeste (Butantã, Morumbi, Caxingui, Vila Sônia, Rio Pequeno, Raposo Tavares, Jardim Bonfiglioli e Jaguaré) e Pinheiros (Vila Madalena, Itaim, Vila Olímpia, Jardins e Cerqueira César). Foi também diretor de Relações Institucionais e Comunicação do São Paulo Futebol Clube.

Propostas: Quer diminuir a burocracia que atrapalha os negócios. Defende a permanência e revitalização da Ceagesp. Apoia a retomada das obras do metrô e monotrilho, assim como melhorar as condições das linhas de ônibus já existentes.

Apoio: José Sergio Toledo Cruz (Conselheiro e ex-superintendente da Distrital Sudoeste)

Rodrigo Fonseca
rodrigo-fonsecaFiliado ao partido: Novo
Número: 30000

Perfil: Engenheiro formado pelo Mackenzie e sócio de uma empresa de engenharia civil. É filiado ao Partido Novo, que apresenta um modelo sem fundo partidário e sem aliança com outros partidos. As pessoas que trabalham no diretório executivo da legenda não podem ser candidatas e quem possui um cargo público não pode ser da direção. Em São Paulo, a sigla não apoiará nenhum candidato à prefeitura.

Propostas: Defende um estado mínimo, com menos burocracia e mais incentivos à iniciativa privada, seja através de privatizações, PPPs (parcerias público-privadas) ou concessões. O candidato quer implementar propostas para o uso eficiente da máquina pública.

Apoio: Izaurita Fonseca (Moradora da Vila Beatriz)

Soninha Francine
soninhaFiliada ao partido: PPS
Número: 23023

Perfil: Professora, estudou cinema e trabalhou por 10 anos na MTV, onde exerceu as funções de produtora, coordenadora de produção, redatora, diretora de programas e apresentadora. Em 2004, elegeu-se vereadora em São Paulo pelo PT. Foi subprefeita da Lapa e coordenou o site oficial da campanha de José Serra à presidência. Exerceu a função de Superintendente do Trabalho Artesanal nas Comunidades. Em 2012, candidatou-se à prefeitura de São Paulo. Foi coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS), ligada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do governo estadual de São Paulo.

Propostas: Na Câmara Municipal, Soninha quer lutar por projetos ligados ao meio ambiente, mobilidade, moradores de rua, direitos dos animais e pela causa LGBT.

Apoio: Carlos Fernandes (Presidente Municipal do PPS e ex-subprefeito da Lapa)

Umberto
umbertoFiliado ao partido: PRTB
Número: 28100

Perfil: Nascido em Barretos, Umberto de Campos Sarti Filho veio para a Capital em 1996 e morou no Butantã até mudar-se para a Vila Leopoldina. É produtor rural com terras na cidade de Tietê, interior de São Paulo e no Mato Grosso. Atualmente trabalha como síndico profissional e representante comercial de materiais odontológicos. É Conselheiro Participativo eleito pelo distrito da Vila Leopoldina e presidente da Associação Viva Leopoldina.

Propostas: Umberto quer aumentar a segurança e melhorar a zeladoria na região da Vila Leopoldina, restringir a abertura de bares e casas noturnas em regiões residenciais, lutar pelo fim da “indústria da multa” e cobrar transparência de entidades e ONGs ligadas à Prefeitura.

Apoio: Anderson Macena (Empresário da Vila Leopoldina)

Candidatos locais se apresentam no Vota Lapa

O Jornal da Gente organizou um encontro com 12 candidatos locais ao cargo de vereador. Para participar do Vota Lapa, os concorrentes deveriam ser residentes da região e nunca terem ocupado um cargo público. O evento foi realizado na Sociedade Beneficente União Fraterna com apoio do Instituto Cultural Anastassiadis. Cada candidato contou com dois minutos para se apresentar e depois responderam perguntas ligadas às questões locais, que foram sorteadas. Internautas puderam assistir e enviar perguntas através da transmissão ao vivo realizada no Facebook do Jornal da Gente.

Dos 12 inscritos, 11 candidatos participaram do encontro. Entre as propostas apresentadas, foram citadas medidas para a zeladoria da região, melhoria de segurança, moradores de rua e reabertura do Hospital Central Sorocabana.

Adriana Santos, também conhecida como Tina, do PV, possui quase 20 anos de carreira na Polícia Militar. É instrutora de trânsito e ministra aulas em escolas da região desde agosto de 2012 com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

Armando Inglês, do PDT, é proprietário de uma academia no Alto da Lapa, é diretor-conselheiro da Associação Comercial Distrital Noroeste, e coordenador da comissão de meio ambiente. É presidente da Associação Amigos da Lapa e Alto da Lapa, e diretor do Conselho das Associações de Amigos de Bairro.

Cleide Almeida, do PPL, coordenou o Departamento de Carteira da União Municipal dos Estudantes Secundaristas – Região Oeste, foi Conselheira do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Participou da Cúpula Social do Mercosul, representando o Congresso Nacional Afro-Brasileiro, do qual é tesoureira. É diretora da Associação de Moradores da Vila Leopoldina, conselheira da Confederação das Mulheres do Brasil, diretora da Federação das Mulheres Paulista, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Comitê Técnico Nacional de Saúde da População Negra.

Elanir dos Santos, do Partido Novo, atua no mercado financeiro desde 1997 e é fundador da empresa O Patriarca Investimento. Graduou-se em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e fez pós-graduação em Gestão de Negócios pela FAE Business School de Curitiba-PR. Fez curso de Extensão em Política e Formação de Líderes Governamentais na Escola de Governo de São Paulo.

Fábio Riva, do PSDB, que é advogado e pertenceu à Comissão de Direitos e Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, seção de São Paulo, na área Trabalhista. Trabalha como voluntário na Associação dos Trabalhadores Sem Terra de São Paulo e Associação Educar Para Vida, com sede na Lapa de Baixo. Foi assessor jurídico do então vereador Marcos Zerbini, na Câmara Municipal. Em 2005, foi convidado pelo prefeito José Serra para ocupar o cargo de Coordenador de Assistência e Desenvolvimento Social na Subprefeitura de Pirituba / Jaraguá, cargo que ocupou até 2008 e depois voltou a ser assessor do agora Deputado Estadual Marcos Zerbini, na Assembleia Legislativa.

Flávia Maia, do PRTB, moradora da Lapa desde que nasceu, é microempresária, formada em engenharia pela Fatec e graduada pelo Senai em processos térmicos. Dedica-se à família, à sua empresa e ao voluntariado no bairro. Está no segundo mandato como presidente do Conseg Lapa e no primeiro mandato como Conselheira Participativa.

Gato Celis, do PV, morador da Lapa de Baixo desde 1975, é jornalista e diretor da microempresa Gallarin Comunicação. É filiado ao Partido Verde há onze anos e vice-presidente do Conseg Lapa. É membro titular do Cades-Lapa e conselheiro suplente de gestão de saúde do Pronto Socorro da Lapa.

Umberto Sarti, do PRTB, é produtor rural com terras na cidade de Tietê, interior de São Paulo, e em Mato Grosso. Trabalha como síndico profissional e representante comercial de materiais odontológicos. É conselheiro participativo da Vila Leopoldina e presidente da Associação Viva Leopoldina.

Renato Tamaio, do PSC, morador da Vila Romana, é ativista desde 2000 contra a corrupção, pela moralização da política e a recuperação de preceitos perdidos ao longo dos anos pela sociedade Brasileira. Organizou junto com outros, as cinco manifestações na Capital pelo impedimento da presidente Dilma Rousseff.

Luiza Eluf, do PSD, advogada criminal, procuradora aposentada do Ministério Público e ex-subprefeita da Lapa. Foi assessora das Secretarias de Segurança Pública, de Justiça e dirigente da assessoria de Defesa da Cidadania.

Luciana Borges, do PSDC, empresária do ramo imobiliário, coordenadora do Conselho da Mulher da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Oeste, diretora social da Associação Amigos da Lapa de Baixo, membro do Rotary Club de São Paulo Jaguaré e presidente Municipal do PSDC Mulher.

O Sargento Neri, do PRTB, se inscreveu, mas não pode comparecer ao encontro. É advogado e sargento da Polícia Militar. Recebeu láureas de 5º, 4º, 3º, 2º e 1º grau por atendimento de ocorrências. Foi condecorado pelo Governador Goldmann, pelo Prefeito Kassab, pelo Comandante Geral da PMESP, pelo comandante do Comando de Policiamento da Capital, pelos Comandantes de Batalhões e Companhias e pela associação dos amigos da Zona Oeste.

vota-lapa

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA