Moradores discutem ciclovia na Rua Tomé de Souza

0
3210

Foto: Maria Isabel Coelho

Maria Isabel Coelho
Rua Tomé de Souza: moradores reclamam da implantação de ciclovias na área tombada

Moradores da Rua Tomé de Souza se reuniram no sábado (24), no Centro Cultural Aúthos Paganos para discutir a insatisfação coletiva em relação à ciclovia instalada na via. Cerca de 24 pessoas estiveram presentes e se queixaram da dificuldade de sair e entrar em casa.
Motoristas também têm problemas para transitar na Rua Tomé de Souza, que é de mão dupla, e muitas vezes precisam invadir a ciclovia para desviar de carros que estão no sentido contrário.

Outra queixa levantada na reunião foi o fato de ter sido determinado que o lado oposto à ciclovia seria para vagas de Zona Azul.

Um dos moradores, Antonio Cirone, reclama da baixa procura de ciclistas na região. “As pessoas da rua não têm o hábito de sair de bicicleta e os usuários de bicicleta preferem andar na calçada porque a ciclovia foi construída erroneamente”, afirma.

Todos ressaltaram ainda que muitas pessoas que moram na rua são idosas e se sentem prejudicadas, uma vez que a ciclovia atrapalha o seu embarque e desembarque, geralmente realizado em táxis.

Osvaldo Pinto Lucas, contador e morador da Rua Tomé de Souza, se prontificou a elaborar um documento que pretende enviar ao Ministério Público, para solicitar a retirada da ciclovia da área da City Lapa, que é tombada.
O abaixo-assinado já conta com cerca de 40 assinaturas.

Os moradores da região afetada pelas ciclovias pretendem protestar, fechando a rua para a passagem de carros e instalando faixas neste sábado (1º) ou no dia 8, de acordo com o levantamento de fundos. “A ideia era fazer um barulho antes das eleições”, explica Osvaldo.

A assessoria de imprensa da CET informou que na quarta-feira (28), o trecho da ciclovia entrou em operação no bairro, com sentido bidirecional no lado direito da via, entre as Ruas Nossa Senhora da Lapa e Tomé de Souza, na calçada partilhada na Viela sem nome, junto às praças Maria José Felippe e John Lennon e no lado direito da via, entre as Ruas Duarte da Costa e Aliados.

Foram implantados também cruzamentos rodocicloviários nas Ruas Coriolano, Pio XI, Nossa Senhora da Lapa, Tomé de Souza e Antônio de Mariz.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA