Cemitério da Lapa é afetado por chuvas

0
3190

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Entrada do cemitério na Rua Barbalha com árvore que ameaça ossário

Na véspera do feriado do Dia de Finados, o Cemitério Municipal da Lapa se prepara para receber os familiares que vão visitar os túmulos de seus entes queridos. Equipes trabalham desde sexta-feira (28) na limpeza das vias da necrópole.

Porém, algumas famílias tiveram prejuízo: com as fortes chuvas da quinta-feira (20), uma árvore dentro do cemitério caiu e danificou túmulos da quadra 44. Adornos como cruzes e a estrutura de mármore dos mausoléus foram prejudicadas. Gislaine Araújo, administradora do cemitério, afirma que as árvores internas passam frequentemente por podas e que a equipe cuida da zeladoria do cemitério, porém os proprietários são os responsáveis pela manutenção, contratando empreiteiros e jardineiros. Ela ressalta que o cemitério possui 98 anos e, no caso de danos causados por intempéries da natureza, é realizada uma avaliação técnica pela superintendência da entidade, que pode resultar em processo jurídico e eventual ressarcimento. Ao andar pelas ruas do cemitério é possível ver outras árvores com risco de queda e algumas que impedem a abertura dos sepulcros no caso de ocorrer um falecimento ou necessidade de exumação. O cemitério também passa por constantes furtos de materiais.

Já na área externa, na Rua Barbalha, foi iniciada no domingo (23) a retirada de duas falsas-seringueiras que estavam comprometendo parte do ossário do cemitério. Alguns galhos mais altos foram removidos em uma ação que envolveu CET, SPTrans, Eletropaulo e Subprefeitura Lapa. Os trabalhos de remoção devem continuar após o Dia de Finados. Para o feriado serão realizadas missas dentro da capela do cemitério, com cerimônias às 8h, 10h, 12h, 15h e 17h.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA