Celebração da cultura negra no Memorial

0
4000

Foto: Divulgação

Divulgação
Flinksampa promove exposições e debates para valorizar a presença dos negros na arte

Nos dias 18 e 19 de novembro acontece a quarta edição da FLINKSAMPA – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, das 9h às 20h, no Memorial da América Latina. Na programação serão apresentados filmes, curtas, webséries e programas de TV com o objetivo de promover debates e discussões, além de exibir trabalhos protagonizados por profissionais negros, seja em frente ou atrás das câmeras.

O destaque é para a obra Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil, longa dirigido pelo cineasta Belisário Franca. O documentário aborda o fascismo e nazismo no Brasil e conta a história real de 50 meninos negros que foram levados de um orfanato para uma fazenda no interior de São Paulo, onde foram submetidos ao trabalho escravo. O evento é gratuito e a programação está no site do evento.

Já no dia 26, a partir do meio-dia, o Memorial recebe a décima edição do Encontro Paulista de Hip Hop, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com bate-papos, shows, torneios de basquete, pista de skate, exposição de cultura low rider, debates literários, sarau e atrações infantis. O tema do evento deste ano é Cultura de Paz e Prosperidade, para celebrar a Declaração de Paz do Hip Hop, apresentado nas Nações Unidas em 2001 e assinado por diversas organizações, ativistas e pioneiros do movimento.

O evento contará com shows de Rashid, um dos principais nomes do Hip Hop brasileiro atuais, e das Pretas Sonoras, grupo formado pelas DJs Simmonne Lasdenas (São Paulo), Tamy (RJ) e Donna (DF), acompanhadas pelas MCs Amanda Negra Sim, Cris SNJ, Shirley Casa Verde, Drik Barbosa e Mayara Magalhães. As apresentações começam às 19h. Para os pequenos será realizada uma oficina de breaking para crianças com Bispo SB, às 13h30. A entrada é gratuita. O Memorial da América Latina fica na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA