Prefeitura regional e entidades lançam campanha contra o Aedes

0
3266

Foto: Maria Isabel Coelho

Maria Isabel Coelho
Ação inclui mutirão no canteiro da Avenida Gestão Vidigal

A Prefeitura Regional da Lapa e a Associação Viva Leopoldina junto com entidades e empresários realizam neste sábado (4) a Campanha de Prevenção e Conscientização Contra o Aedes Aegypti, na região da Vila Leopoldina. A ação terá ainda a distribuição de mudas de citronela para condomínios e para quem passar pelo mutirão, que começa na Avenida Mofarrej, a partir das 9h.

Segundo o prefeito regional da Lapa, Carlos Fernandes, o objetivo é orientar os moradores a eliminar os possíveis criadouros do mosquito (qualquer recipiente com água parada) neste período de verão – calor e chuvas -, para prevenir a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Um telefone – o Disk Colaboração (whatsapp) 9-7625-2053 – foi criado para ser usado como mais um canal de comunicação entre moradores e Prefeitura Regional para envio de informações de possíveis focos do mosquito. “Neste sábado vamos fazer um grande mutirão de prevenção e combate à dengue em todo bairro, em parceria com a Viva Leopoldina e a Covisa – Coordenação de Vigilância em Saúde da Prefeitura”, explica o prefeito regional da Lapa Carlos Fernandes.

A ação inclui mutirão de serviços na Avenida Gastão Vidigal com limpeza e zeladoria e abordagem aos moradores de rua por agentes de Saúde (consultório na rua) e Assistência Social. “Agentes de saúde também vão visitar casas para conscientizar as pessoas sobre a importância de eliminar criadouros e prevenir doenças transmitidas pelo mosquito”, avisa Fernandes. “As equipes farão serviços de zeladoria e, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social, abordarão a população de rua para dar orientações e auxiliar na limpeza dos canteiros e praças ocupadas atualmente”.

O mutirão inclui a operação Cata Bagulho. “Os moradores da Vila Leopoldina que precisam se desfazer de grandes objetos podem depositar esses itens em frente às suas casas das 7h às 10h da manhã, para que possam ser recolhidos pelos caminhões de cata-bagulho. Vamos ter também operação tapa buraco, logradouros, guias e sarjetas além de limpeza de bueiros, varrição e corte de grama”.

Folhetos com orientação sobre o ciclo de reprodução do Aedes aegypti e os cuidados para se proteger do mosquito foram distribuídos durante a semana. “O principal é eliminar qualquer recipiente com água parada para evitar que ele se multiplique”, diz Fernandes.
A campanha conta com o apoio da ACM, Colégio Santo Ivo, Microlins, Hospital Albert Sabin, ASAHU, Setcesp, Mais Led, Ciesp Distrital Oeste, Consegs Perdizes-Pacaembu, Leopoldina e Lapa, associações Amocity, Mundo Solidário, AALB, Viva Perdizes, Assampalba e Jornal da Gente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA