Conselho Participativo discute plantio de árvores

0
3379

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Um dos temas discutidos no encontro foi a participação da Lapa na ação mundial Plantio Global, prevista para o domingo (19), com o trabalho de voluntários que poderão colaborar com a plantação de mudas.

Na quinta-feira (9) foi realizado a reunião do Conselho Participativo Municipal da Lapa. Estiveram presentes, além dos conselheiros, membros do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES) e membros da sociedade civil.

Um dos temas discutidos no encontro foi a participação da Lapa na ação mundial Plantio Global, prevista para o domingo (19), com o trabalho de voluntários que poderão colaborar com a plantação de mudas na Avenida Gastão Vidigal.

A conselheira Denise Schmitt questionou o local escolhido para a ação. “Tem que pensar em segurança, limpeza, poda, iluminação”, diz. As principais críticas à ação dizem respeito ao fato do local concentrar população em situação de rua e, com as novas árvores, o local poderia tornar-se propício à criminalidade. Foi questionado também quem foi o responsável pela escolha do local para a realização do plantio.

Maria Rosalina Rodrigues Gomes, do CADES, explicou que a ilha na Avenida Gastão Vidigal possui apenas 30 cm de terra e foi construída em cima de asfalto, portanto não é adequada para a plantação das mudas. Ela afirma que a equipe técnica da Prefeitura Regional Lapa deverá apresentar outras opções viáveis para o plantio.

Após o questionamento de associações de bairro, que afirmam que a ação não foi discutida com a população, o prefeito regional da Lapa, Carlos Fernandes declarou “A preocupação em plantar continua, mas vamos discutir a proposta, envolver o CADES e abrir o diálogo”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA