Jornal da Gente comemora 15 anos com novo visual

0
44264

O Jornal da Gente fez 15 anos no último dia 16 e inicia com essa edição seu 16º ano de circulação com cobertura política e comunitária da região da Prefeitura Regional da Lapa.
Nesse período foram 51.884 páginas editadas, 30 mil exemplares por edição e cerca de 1,5 milhão de exemplares impressos ao ano com notícias de reuniões políticas e comunitárias, festas religiosas, homenagens, reivindicações das mais variadas como poda de árvores, tapa-buraco, reclamações do atendimento em unidades de saúde, manifestações sobre falta de vagas em creches ou fechamento de salas em escolas, déficit de habitação social, o fechamento do Parque Orlando Villas-Bôas por suspeita de contaminação do solo, moradores de rua, pancadões , drogas, entre tantas outras.

Desde sua primeira edição (em 2002), o JG acompanha as reuniões comunitárias e os debates que afetam a vida dos moradores da região como a Lei do Plano Diretor Estratégico e do Zoneamento (Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo), na Câmara Municipal.

Muitas novidades surgiram nesses anos de circulação do jornal. A discussão sobre moradores de rua, por exemplo, deixou o Conselho Comunitário de Segurança e ganhou um lugar específico: o Fórum Social da Vila Leopoldina em 2013. A questão do déficit habitacional para a população que vive nas ruas do bairro e em moradias improvisadas no entorno da Ceagesp – maior central de abastecimento de alimentos da América Latina – também é tema das reuniões do fórum. Na gestão do Prefeito Fernando Haddad (PT), a Ceagesp ganhou destaque não pela questão da importância alimentar, mas pela possibilidade de mudança de local. Haddad tinha planos de urbanização da área de mais de 700 mil m² com criação de um bairro novo com moradias sociais, já o novo prefeito João Doria diz que a vocação da área, última da Leopoldina, é voltada para a instalação de um polo tecnológico. Como disse o novo presidente da Ceagesp, Johnni Nogueira, a decisão cabe ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A verticalização de residências e escritórios em regiões como Perdizes, Pompeia, Vila Romana, Leopoldina e Água Branca, Barra Funda ocupou as páginas do JG nesses anos de circulação. O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela também ocupa as páginas do JG desde a primeira edição com o alerta para eliminação de qualquer recipiente com água parada.

Com o avanço da tecnologia, o Jornal da Gente mantém o impresso em papel (30 mil) em paralelo com a edição digital – com cerca de 33 mil visitas únicas por mês, mais de 8 mil por semana, que somados totalizam 92.220 leitores por edição. O número de leitores da edição digital cresce mês a mês.

Depois de mais de 51 mil páginas editadas, o Jornal da Gente ganha um novo projeto Gráfico com base em questionamentos e dúvidas a cada fechamento. “A preocupação da equipe foi fazer um jornal acessível a todas as classes, com conteúdo e, ao mesmo tempo, com valor estético agregado. Para torná-lo estimulante, o novo projeto vem com cores determinando cada editoria, páginas organizadas e tipologia elegante. Outra inovação são os anúncios agrupados, que antes vinham no final da publicação, agora ganharam novo conceito, figurando por todas as páginas do jornal. Isso vai facilitar e até deixar a leitura agradável. A função é ajudar, orientar e guiar os leitores”, revela a diagramadora e autora do novo projeto, Beatriz Oliveira.

Depoimentos

Prisco_SBCarlos Prisco – “O Jornal da Gente é importante porque além de informar sobre assuntos políticos e da região, mantém um bom relacionamento com as entidades e poder público. É importante não só para moradores, mas para empresários e entidades”.

Silvio_da_silva_LADO_DIREITO

Silvio da Silva – “Parabéns a todos os profissionais que fazem parte deste sucesso”. Que o empenho de todos continue trazendo bons resultados a todos nós! Felicidades e sucesso!”.

ZenonAlves_MIC (2)

Zenon Alves – “São 15 anos de parceria com a comunidade da região da Lapa, apresentando notícias, transparência, isenção, atitude e opinião. Parabéns e obrigado JG pelo grau de comprometimento apresentado”.

LucianaBorges - 160 - JG - CF

Luciana Borges – “Fui uma das primeiras anunciantes desse jornal. O Jornal da Gente mudou minha vida. Até pedido de casamento já tive por causa do jornal”.

Maria_Aparecida_Bacheschi_Cidinha_MIC (3)

Maria Acheschi – “O Jornal da Gente mudou minha vida. Amo esse jornal. Tenho um sobrinho que passa nos vizinhos e pergunta se já leram para doar, toda vez que faço parte de alguma matéria. Ele pede meu autógrafo para enviar aos parentes. Esse jornal me traz notícias e felicidade porque os vizinhos acabam valorizando meu trabalho”.

sandrareginaFernandes_Leopoldina_leitoradoJG_dv

Sandra Regina – ”Moro na Vila Leopoldina há 18 anos e gosto muito de receber o Jornal da Gente aos sábados em casa. Graças ao jornal, achei a minha casa aqui no bairro e só tenho boas lembranças dele desde que mudei: meu cachorro Ash, que viveu comigo por 17 anos, sempre trazia a publicação para mim na boca”.

deputado_coronelcamilo_dv

Deputado Estadual Coronel Camilo – ”Acompanho o Jornal da Gente e vejo o quanto este veículo é importante para incentivar o sentimento de pertencimento nas pessoas que moram, trabalham ou frequentam a zona oeste. Quero parabenizar toda equipe pela seriedade e transparência nas notícias que são divulgadas aos paulistanos semanalmente”.

deputado_CORONEL_TELHADA_DV

Deputado Estadual Coronel Telhada – “Parabenizo toda equipe e agradeço a Deus pelos 15 anos do Jornal da Gente. São 756 edições defendendo a população lapeana e dando voz à comunidade na batalha diária por melhorias na Zona Oeste de São Paulo”.

zerbini (2)

Deputado Estadual Marcos Zerbini – “Mais do que levar informação, o Jornal da Gente faz parte da história da Lapa e região. Parabéns pelos 15 anos!”.

Mara_Gabrilli_boneco_mic

Deputada Federal Mara Gabrilli – “Uma população bem informada está muito mais preparada para cobrar seus representantes na política e exigir seus direitos. Como figura pública, acredito no empoderamento da população para as grandes transformações da sociedade”.

gilberto-natalini

Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente Gilberto Natalini – ”O Jornal da Gente faz parte da vida de todos os lapeanos e da sociedade em geral.  Minha profunda admiração pelo trabalho dos profissionais do Jornal da Gente que há 15 anos desempenham o papel importante de levar informação aos seus leitores, de forma imparcial e responsável”.

soninha_francine01_dv (2)

Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Soninha Francine – “Jornal se faz com pé na rua, olhos e ouvidos atentos, repórteres “chatos” e interesse sincero na realidade. Exemplo: Jornal da Gente :). Eu gostaria de trabalhar nele”.

Eliseu Gabriel

Vereador Eliseu Gabriel – “Quinze anos de atuação ética e democrática! Parabéns ao Jornal da Gente que vai além do seu papel de informar, pois agrega à sociedade local e contribui para o desenvolvimento da nossa região. Parabéns à diretoria, aos colaboradores e aos leitores”.

Police Neto_DV

Vereador José Police Neto – “São poucos os jornais que chegam aos 15 anos com tamanha vitalidade, independência e ousadia. O Jornal da Gente mostra a cada edição que é possível fazer jornalismo com competência, desenvolvendo de maneira verdadeira o território onde atua”.

foto Paulo Frange

Vereador Paulo Frange – “Parabéns, Jornal da Gente pelos 15 anos! A gente conhece, a gente confia!”.

fabio riva_lapamundi

Vereador Fábio Riva – “Parabéns pelo exemplo de isenção e seriedade nesses 15 anos de história. Um agradecimento especial à Diretoria e Colaboradores do Jornal da Gente. Forte Abraço!”.

claudinho

Vereador Claudinho – “O Jornal da Gente está em festa! É com muita alegria que parabenizo o aniversário de 15 anos deste veículo de comunicação tão importante para a Lapa e região. É satisfatório ver ao longo dos anos o comprometimento de toda equipe em produzir notícias relevantes e encontros marcantes”.

Carlos_Fernandes_Prefeitura_Regional_Lapa_Gabinete_MIC (19)

Carlos Fernandes – “O jornal de bairro é muito importante para uma região e o Jornal da Gente cumpre sua missão com excelência, informando bem e debatendo os problemas da região além de bom trânsito e relacionamento com entidades e políticos” .

Gisele_Verceze_dv

Gisele Verceze – “Parabéns Jornal da Gente por estes 15 anos de verdadeira prestação de serviços à comunidade e por toda eficiência na divulgação dos eventos e ações realizadas pela AAL!”.

João_paulo_homenagem acm

João Paulo Barbosa – “A comunicação é a mola propulsora da sociedade e este papel o Jornal da Gente desempenha muito bem, pois, a seriedade e competência com que trata todos os assuntos de interesse comum demonstram a razão de seu sucesso! Parabéns!”.

gioia

Celso Gioia – “O Jornal da Gente é mais do que um jornal. Ele é um parceiro das entidades da Lapa e região porque além de informar interage, questiona e participa sempre com a ética devida aos órgãos de imprensa, sem deixar de lado seus objetivos de informação”.

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA