Toca da Onça é decorada com grafite

0
2931

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Mais de 30 artistas participaram da revitalização da passagem Toca da Onça

O túnel que liga as ruas John Harrison e William Speers, conhecido como “Toca da Onça”, ganhou cara nova. A passagem que é alvo frequente de vandalismo, como pichações e roubo de lâmpadas, foi palco para um mutirão com mais de 30 artistas, muitos deles da região, no domingo (19). O artista Jhonny Carvalho Lucas, afirma que a iniciativa partiu de um convite do prefeito regional da Lapa, Carlos Fernandes, que conheceu seu trabalho durante uma visita ao Tendal da Lapa, onde foi realizada uma oficina de grafite. “Foi legal porque enquanto a gente grafitava, as pessoas passavam e comentavam ‘Nossa! Está ficando lindo! Não vamos deixar ninguém estragar esse trabalho de vocês’. Isso para nós é gratificante e penso que para a Prefeitura também, porque acaba sendo uma forma das pessoas se apossarem de um espaço que é delas e a arte acaba sendo usada como instrumento de promoção da cidadania. Fora que fica um lugar mais bonito, mais agradável de transitar e gera uma nova perspectiva”, diz. O artista tem planos de pedir autorização para o grupo grafitar a passagem subterrânea da CPTM.

A ação teve apoio da loja Fênix Garage, fornecedora das tintas, e contou com a participação dos artistas Jhonny Jhon, Melo, Rez, Kakhu, Tony, Fernanda, Vitones, Lhama, Gatuno, Clara Leff, Monster Ectoplasma, Joks, Sapiens, Coks, Enoak Oak, Peu, Marcelo Smile, NegAna, Dedoth, Negast, Pilha, Motim, Over, Smok, Luciano Alcântara, Bicicleta Girassol, Pardal, Ferso, Erre, Karl, Valdinei Calvento e Ângela, mais conhecida como Tia Ângela. Moradora da região, Ângela Saragiotto já fez trabalhos no muro da CPTM na Rua Diogo Ortiz, na viela entre as ruas Constantino Fraga e Doutor Avelino Chaves, e é também responsável pelos pratos decorativos que são usados nas homenagens realizadas pelo Conseg Leopoldina. “Eu achei uma boa iniciativa. Muitas pessoas chegam lá não só pela pintura, mas pela mensagem e isso me alegra. Achei muito bonito trabalhar com meus colegas. Quero fazer São Paulo toda”, diz Tia Ângela sobre seu trabalho que conta com azulejos pintados à mão com frases inspiradoras.

Carlos Fernandes, prefeito regional da Lapa, fala sobre a importância de cuidar de um espaço público como forma de combate ao vandalismo.  “Na medida em que as pessoas veem que o lugar está sendo cuidado, a tendência é que se diminua o vandalismo, que sempre se faz mais presente em áreas degradadas. Sempre tivemos uma preocupação com a limpeza do local, agora, com a requalificação da Toca da Onça, usando o grafite, esperamos que se torne um lugar agradável para se transitar e que a população nos ajude a preservar esse espaço”,declara.

Confira a galeria do mutirão:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA