Na primeira reunião do Fórum Social Leopoldina, realizada na segunda-feira (29), estiveram presentes o prefeito regional da Lapa, Carlos Fernandes, e o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), José Castro. No encontro foi apresentado o Atende (Unidade de Atendimento Diário Emergencial) que foi instalado ao lado do portão 18 da Ceagesp e começou a funcionar na última sexta-feira (26). O equipamento conta com dormitórios, banheiros, refeitório, e oferece serviços de corte de cabelo, oficinas socioeducativas e encaminhamento para a regularização de documentos.
A Smads afirma que o Atende tem como objetivo realizar o primeiro contato com a população vulnerável, oferecer acolhimento e dar a oportunidade de tratamento para os dependentes químicos. A escolha do local para a instalação do equipamento se deu pela grande quantidade de pessoas em situação de rua na Avenida Doutor Gastão Vidigal, sendo que muitos são dependentes químicos e já eram cadastrados pelas equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas IV) que atua na região.
Além do equipamento, a prefeitura regional intensificou os trabalhos de zeladoria na Vila Leopoldina, com o recolhimento de barracas e móveis que ocupavam as calçadas da Rua Doutor Avelino Chaves e o canteiro central da Avenida Doutor Gastão Vidigal. “Com mais este serviço (Atende) poderemos intensificar as ações de zeladoria, evitando a sua ocupação irregular por barracas”, declara Fernandes.