Cades e SVMA promovem curso de arborização

0
1538

Foto: Divulgação

Divulgação
Grupo realiza ação de plantio no entorno da Emei Dona Leopoldina

A Emei Dona Leopoldina recebeu no sábado (10) um curso de arborização urbana organizado pelo Cades (Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz) da Lapa, Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente – Divisão de Gestão Descentralizada Centro Oeste 1, DEPAVE, Prefeitura Regional da Lapa, e as entidades Ecobairro, Muda Leopoldina e Praça Nova Lapa. Cerca de 100 participantes estiveram no evento que contou com a orientação técnica da engenheira agrônoma da SVMA, Priscila Cerqueira, além de palestras, oficina e plantio de duas mudas de alecrim-de-campinas. O encontro também contou com apresentações dos engenheiros agrônomos da Prefeitura Regional da Lapa, Cyra Malta e Rafael Golin Galvão.

O curso abordou as boas práticas do Manual Técnico de Arborização Urbana, do Guia de Calçadas e do Mapeamento de Árvores da Cidade de São Paulo, com o objetivo de capacitar a sociedade civil a acompanhar, fiscalizar e apoiar as ações de plantio. “O curso foi um sucesso graças ao empenho e colaboração de todos que compõem o Grupo de Trabalho de Arborização e a união de voluntários engajados pela melhoria da nossa casa comum, o planeta Terra, nossa cidade, nosso bairro, nossa comunidade. Foi uma linda celebração onde todos puderam aprender e trocar informações com especialistas de como podemos arborizar nossa cidade com critério e qualidade”, afirma Fernanda Campos Luiz, coordenadora de Educação Ambiental da SVMA. “O curso levantou muitas questões sobre o plantio de árvores na cidade e sensibilizou a sociedade civil para as questões ambientais mais gerais, como a influência da arborização que afeta a saúde pública e ajuda a diminuir os níveis de poluição, e como o verde ajuda a diminuir esses níveis. Também se destacou a necessidade de se implantar o Plano Municipal de Arborização. Precisamos estar conscientes de que todas as árvores em calçadas são da alçada do poder público, que pode e deve ser acionado pelo cidadão nos processos de plantio e reposição das árvores da cidade”, afirma Leandro Gomes, do movimento Muda Leopoldina e conselheiro do Cades Lapa.

Das 650 mil árvores de São Paulo, 26.745 se encontram na região da Lapa. Neste domingo (18) acontece o Plantio Global, ação comunitária para promover a inserção de árvores nativas na metrópole, a partir das 9h, na Avenida Doutor Dante Pazzanese, nas proximidades do Instituto Biológico (IB) e Museu do Inseto. A regional da Lapa fornecerá composto orgânico produzido na central de compostagem para o evento.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA