Para requalificar a Leopoldina

0
1577

Entre os instrumentos que temos para requalificar as cidades, os Projetos de Intervenção Urbana são um dos mais adequados porque trazem uma modelagem jurídica que dá segurança ao poder público, aos agentes privados e aos cidadãos. Além de assegurar a participação social.

Estamos empregando este instrumento para planejar a transformação da Vila Leopoldina, um dos locais no qual problemas urbanos se concentram e se agravam: moradias em situação de risco, viário insuficiente, presença crescente de população de rua, associada ao uso e tráfico de drogas.

O PIU Leopoldina abrange área de 492 mil m2 e está inserido no Arco Pinheiros. A intervenção mais importante será a construção de 776 unidades habitacionais. Estas unidades serão construídas em contrapartida à implantação de projeto privado que atendeu à Manifestação Pública de Interesse, lançada pela prefeitura em 2016. Trata-se do primeiro PIU privado que se viabiliza. A perspectiva da SMUL e da SP Urbanismo é entregar à cidade uma área requalificada, na qual convivam escritórios, empreendimentos comerciais e moradias, com equipamentos públicos, isto é, UBS, creches, CEU de qualidade e mobilidade segura para pedestres e ciclistas.

O PIU Leopoldina deverá ser encaminhado à Câmara onde será objeto de discussão e votação. Convido a todos os interessados em melhorar São Paulo a participar da consulta pública no site gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br e deixar sua contribuição.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA