Moradores em situação de rua realizam curso de marcenaria

0
1454

Foto: Divulgação

Divulgação
Empresas oferecem curso gratuito

A empresa Duratex e o Instituto Leo Madeiras realizaram uma parceria para a capacitação gratuita de pessoas em situação de vulnerabilidade social. As aulas de marcenaria fazem parte do programa Leo Educa. A Duratex doou 500 chapas de MDF que foram utilizadas durante as aulas práticas do curso. “Percebemos a quantidade de pessoas que dormem nas calçadas da cidade e possuem inúmeras habilidades manuais como o artesanato. Surgiu daí a ideia de fazer uma parceria com o Instituto Leo para oferecer a essas pessoas capacitação em marcenaria e, consequentemente, uma oportunidade de saírem da situação de rua por meio de seu trabalho”, diz Débora Spitzcovsky, da área de Sustentabilidade e responsável pela iniciativa na Duratex.

Emerson Rafael Silva Aguiar, de 27 anos, morou por cerca de quatro anos na rua. Ele fez o curso oferecido pela Duratex no ano passado, entre outubro e dezembro. Atualmente ele mora no CTA Família, na Avenida Nove de Julho, e trabalha confeccionando carroças para coleta de recicláveis. Ele vende e doa essas carroças para outras pessoas da rua que querem trabalhar e coleta recicláveis. “Quando cheguei em São Paulo, em 2014, tive uma oportunidade de trabalho, mas fiquei menos de três horas empregado. O dono chegou e fui despedido por estar morando na rua. De lá em diante, foi ladeira abaixo. Com a oportunidade da Duratex, aprendi sobre marcenaria e pude levar isso adiante e ajudar outras pessoas que estão na mesma situação que eu. Uma porta abre outras e a gente vai subindo na vida”, relata.

A primeira turma do curso começou no dia 12 de setembro, com cerca de 10 moradores em situação de rua selecionados pela Duratex com a ajuda do Entrega por SP, que realiza a mobilização social. Segundo o Instituto Leo Madeiras, cerca de 75% dos alunos que concluem o curso conseguem trabalhar no ramo da marcenaria. O instituto fica na Rua Bartolomeu Paes, 136, sala 1, na Vila Anastácio.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA