Conselheiros discutem votação sobre carreta

0
6443

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Reunião do conselho gestor da Supervisão Técnica de Saúde Lapa/Pinheiros

A reunião do conselho gestor da Supervisão Técnica de Saúde Lapa/Pinheiros, na quarta-feira (24), contou com a participação de diversos usuários da UBS Doutora Wanda Coelho de Moraes. Também estiveram presentes o supervisor César Inoue e a coordenadora Rosana Ferro da CRS Oeste.

A reunião que seria dedicada à discussão do regimento interno teve sua pauta alterada, após votação dos conselheiros, para discutir a instalação de uma carreta oftalmológica no terreno do CDC City, na Rua Sepetiba, que motivou a criação de um abaixo-assinado contrário ao equipamento no terreno que é destinado à construção de uma UBS para a Vila Ipojuca. A discussão sobre o regimento interno será realizada na próxima reunião do conselho.

Os usuários cobraram mais informações sobre a instalação da carreta. Rosana Ferro explicou que a carreta tem rodado todo o município e que a proposta é que ela realize os atendimentos para diminuir a fila de duas mil pessoas que existe nos territórios da Lapa e Pinheiros, pelo período de três a quatro meses. Ao final deste período o equipamento seguirá para o Butantã.

Moradores e usuários defendem que a região possui espaços mais adequados para a instalação da carreta, como a AMA Sorocabana e o Tendal da Lapa, e apontaram algumas características do local como os desníveis do terreno e o fato de possuir duas galerias subterrâneas, que fazem com que seja necessário um estudo antes de fazer alguma intervenção para não impactar a estrutura que já existe. Rosana explicou que o único local da região disponível e que atende as especificações da instalação é o da Rua Sepetiba. Diva Moreno, assessora da Supervisão Técnica de Saúde Lapa/Pinheiros, afirma que acompanhou o engenheiro da Cies Global, empresa responsável pela carreta, nas vistorias em terrenos na região. Os moradores da Ipojuca criticaram o fato da instalação não ter sido amplamente discutida com a comunidade.

Votação
O conselho gestor votou na reunião de setembro pela instalação da carreta na Rua Sepetiba, com nove votos favoráveis e seis contrários. Na reunião desta semana, os conselheiros votaram se deveriam realizar uma nova votação para discutir a instalação. Os conselheiros votaram por manter a decisão da última reunião, com onze votos favoráveis e duas abstenções. “É desconfortável votar a questão de outro bairro. Também é difícil acreditar que não exista outro local na Zona Oeste para colocar a carreta”, afirma a conselheira Wanda Bianchi.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA