O icônico prédio lapeano da Sociedade Beneficente União Fraterna começou a ser restaurado na segunda-feira (14). A previsão é que as obras continuem até o dia 10 de março, o que fará com que as atividades e bailes que acontecem no local sejam reduzidos durante o período.
Entre as intervenções previstas está a limpeza da fachada, com aplicação de areia garnet que é uma opção para o jateamento sem ocorrência de danos.
Será aplicado hidrofugante para evitar o impacto se, futuramente, novas pichações ocorrerem. Um novo projeto de iluminação será implementado para realçar a arquitetura da fachada e será reformada toda a calçada.
Na parte interna será realizada a pintura e restauro dos tacos. “Não estamos encontrando os tacos que existem lá, que são de 1945. Talvez a gente tenha que pedir para fabricar para não destoar”, explica o vice-presidente da União Fraterna Luiz Filho.
Serão construídos dois novos banheiros, reforma dos existentes e do bar. A última fase prevê as adaptações para acessibilidade, com auxílio de equipes técnicas da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Está prevista ainda a instalação de um elevador. “Vamos aguardar a decisão do Conpresp, se deve ser instalado na entrada ou na parte dos fundos. Seria interessante essa última opção porque poderíamos receber artistas com mobilidade reduzida”, explica Luiz Filho.