Conselheiros se preparam para pré-conferência de saúde

0
2198

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Conselho gestor da Supervisão Lapa/Pinheiros se reúne na Biblioteca Mário Schenberg

Na reunião do conselho gestor da Supervisão Técnica de Saúde Lapa/Pinheiros, na quarta-feira (23), os conselheiros discutiram as propostas que deverão ser levadas à pré-conferência municipal de saúde da região, que será realizada no dia 23 de fevereiro no Centro Universitário São Camilo (Rua Raul Pompeia, 144), das 8h às 16h. Segundo o supervisor César Inoue, as prioridades e melhorias desejadas por usuários e trabalhadores dos equipamentos de saúde devem ser definidas até o dia 15 de fevereiro.

As conselheiras da UBS Vila Anglo, Meire Fernandes, Anna Fernandes e Ana Araújo pediram ao supervisor para dar atenção especial à Unidade Básica de Saúde por conta dos aditamentos de contrato, sendo que a renovação do aluguel do imóvel tem sido feita a cada seis meses. Elas também apontaram os problemas na unidade como falta de acessibilidade e infiltração durante as chuvas.

Mônica Mastroianni, gestora regional do PAVS, apresentou o funcionamento do programa na região. O Programa Ambientes Verdes e Saudáveis da Secretaria Municipal da Saúde faz parte da Estratégia Saúde da Família, com o objetivo de implementar progressivamente nas Unidades Básicas de Saúde uma agenda de ações que integram saúde e meio ambiente. O trabalho de orientação à população é realizado de forma diária, como nos casos do combate à formação de criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela e outras doenças. Enquanto as equipes do PAVS atuam de forma educativa, ações como a aplicação de fumacê nas margens do Rio Tietê, demanda que a população da Vila Leopoldina cobra com o aumento da proliferação de mosquitos no verão, é realizada pela Vigilância Ambiental. Está previsto um Dia D de combate ao Aedes aegypti no dia 2 de fevereiro, com mutirões por toda a cidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA