Ipojuca abriga um dos clubes de tiro mais tradicionais da cidade

0
4623

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Estande de tiro do clube é subterrâneo e conta com isolamento acústico

Há 28 anos na Rua Tonelero, o Clube Calibre de Tiro Esportivo é um dos mais tradicionais da cidade. O proprietário é o espanhol Mário Collado, nascido em Barcelona, que desde muito jovem já se interessava pelo esporte e por caça.

Dono de uma loja de móveis na região, após diversas dificuldades com o negócio decidiu que iria se dedicar profissionalmente à sua paixão. Questionado se a procura pelo clube aumentou nos últimos tempos, como aconteceu no Rio de Janeiro, Collado afirma que o aumento que ocorreu nos últimos anos se deu pela violência crescente no País. “Percebemos um aumento no número de mulheres que querem saber como se defender. Hoje cerca de 20% das pessoas que vem aqui são mulheres”, diz. Collado defende que o acesso às armas é sinônimo de liberdade e autonomia do cidadão, enquanto que o caminho para acabar com a violência é o fim da impunidade no Brasil.

O ambiente do clube é bastante familiar e o ruído dos disparos é imperceptível para quem está na entrada. O estande fica no subsolo com sete divisórias de 15 metros de profundidade. O clube também conta com loja de equipamentos, estacionamento e lanchonete.

Quem quiser conhecer o Clube Calibre fica na Rua Tonelero, 470. Mais informações pelos telefones 3873-1650 e 3676-1462.

Furto

Na segunda-feira (25), bandidos caracterizados como se fossem fazer reparos em um poste invadiram o clube e levaram 29 armas, sem munição. Foi provocado um curto-circuito no transformador da rua e todo o entorno ficou sem energia por cerca de 12 horas. Os criminosos pularam o muro do clube, que estava fechado, e arrombaram o portão por dentro.

Segundo Mário Viggiani, primeiro-secretário do clube, o prejuízo é inestimável. “Algumas das armas furtadas são de coleção. São armas que não atiram e só têm validade junto com seu documento”, diz. A administração do clube solicita que quem tiver informações para recuperação das armas pode entrar em contato diretamente no clube ou pelo telefone (11) 99528-3769.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA