Coletivo organiza passeio sobre história e arquitetura

0
1785

Foto: Paloma Reis

Paloma Reis
Grupo em roteiro realizado pelo coletivo Passeando pelas Ruas na região da Paulista

Neste domingo (24) será realizado o roteiro “História da Arquitetura da Lapa: ferrovia, indústria e cotidiano”, organizado pelo coletivo Passeando pelas Ruas. O passeio gratuito percorrerá partes da Lapa e Água Branca com apresentações sobre a arquitetura ferroviária, vilas, casas operárias, fábricas e comércios da região. O ponto de encontro será a catraca da Estação Lapa da CPTM, às 10h. As inscrições para o passeio podem ser feitas neste link.

O grupo realiza atividades desde 2014 em diversos bairros da cidade. Entre os pontos que fazem parte da rota estão o Mercado da Lapa, a sede da Corporação Musical Operária da Lapa, imóveis emblemáticos e Sesc Pompeia. Segundo o coletivo, a Lapa foi escolhida por conta de todo o seu histórico operário e pela variedade de edificações da primeira metade do século XX. Segundo o grupo, trata-se de um dos poucos bairros em que habitação, comércio e trabalho estão reunidos em um mesmo espaço da cidade há pelo menos 100 anos.

O evento contará com a participação de Renata Geraissati Castro de Almeida, historiadora com mestrado pela Unifesp e doutoranda na Unicamp, Philippe Arthur dos Reis, mestre em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela FAU-USP e doutorando na Unicamp, Paloma Reis, pedagoga formada pela Unifesp e fotógrafa, e Vanessa Lima, historiadora graduada pela Unifesp que desenvolve projetos na área de educação, arte e patrimônio cultural.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA