Postos iniciam vacinação contra a gripe

0
2106

Foto: Tiago Gonçalves

Tiago Gonçalves
UBS da Vila Ipojuca com cartazes

Na quarta-feira (10) foi iniciada a primeira fase da campanha de vacinação contra Influenza. O público-alvo da ação são as gestantes, crianças de seis meses até cinco anos e mães que deram à luz nos últimos 45 dias.

A vacina que estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade protege contra três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B). Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em 2018 foram imunizadas 202.359 pessoas na cidade.

Entre 22 de abril e 31 de maio serão incluídos os demais grupos como trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, professores (escolas públicas e privadas), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações (PMI) da SMS, Maria Lígia Nerger, os casos de reação à vacina são raros. “Há boatos de que a vacina provoca a gripe ao invés de preveni-la, mas essa informação é incorreta, já que a dose aplicada nas UBSs é composta por partículas de vírus morto, o que inviabiliza a contaminação. Uma parcela muito pequena da população vacinada pode apresentar febre baixa ou mal-estar alguns dias após receber a vacina, o que não contraindica a vacinação”, explica.

Para se vacinar é preciso levar documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação e cartão SUS até a unidade mais próxima de casa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA