ETEC realiza batalha de robôs com criações de alunos

0
8874

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
A competição é uma forma de estudar e aprimorar os conhecimentos dos alunos de mecatrônica

A ETEC Basilides de Godoy realizou no sábado (4) a terceira edição da Batalha de Robôs, com protótipos criados pelos alunos de mecatrônica. Com ringues montados na quadra da escola, a competição consiste em estourar a bexiga que está afixada no robô no oponente. Os comandos dos movimentos eram feitos pelos próprios alunos, a partir de um programa instalado no celular. Foram montadas diversas chaves de disputa entre os grupos participantes e a torcida lotou a arquibancada do ginásio. “Faculdades como o ITA e Unicamp fazem esse tipo de vento e queremos trazer isso para eles. Adentrá-los no mundo da ciência e pesquisa”, explica a professora de português Caroline Parra.

A competição é uma forma de estudar e aprimorar os conhecimentos de forma mais divertida e estimulante “É muito bacana para incentivá-los a fazerem a parte prática do projeto e envolve vários conceitos de eletrônica, microeletrônica, robótica, além de fazer a interação dos grupos. Eles têm que rever conceitos do primeiro semestre como alimentação, bateria, corrente, é muito legal”, afirma Diego Correia, professor de robótica e microeletrônica que faz parte da Comissão de Tecnologia da ETEC, que anualmente organiza o evento.

Apesar de ainda não existir um equilíbrio, é notável o aumento da presença de meninas na área. “Nossos professores incentivam bastante a gente e a escola como um todo é incrível. Todo mundo é muito comunicativo e muito unido”, declara Isabella Queiroz, de 18 anos, que estuda mecatrônica na ETEC no período da tarde e faz cursinho na parte da manhã para prestar vestibular para o curso de engenharia aeroespacial.

Os prêmios para os vencedores foram materiais que são utilizados em projetos de mecatrônica, por exemplo, as placas de arduíno, utilizadas em diversos projetos de desenvolvimento e prototipagem eletrônica. Até o dia 15 de maio (quarta-feira) é possível realizar as inscrições para o vestibulinho do segundo semestre do ensino técnico em diversas unidades, incluindo a ETEC Basilides de Godoy. O formulário está disponível no site (https://www.vestibulinhoetec.com.br/home/).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA