Circolo Italiano auxilia descendentes a tirar cidadania

0
3392

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Luiz Filho, Vittorio Mario Scappini e Ubirajara de Oliveira no Circolo Italiano

A história da Lapa está bastante ligada à imigração de italianos e muitos dos moradores atuais da região são de famílias que vieram da Itália. Nada mais natural do que a sede da Confederazione Circolo Italiano Brasil estar no coração da Vila Romana.

Um dos trabalhos realizados pela entidade é auxiliar no processo do requerimento da cidadania italiana. Com o Decreto Salvini, que virou lei, o governo da Itália passou a exigir conhecimento prévio do idioma, em um nível intermediário, através de um teste de proficiência para as pessoas que não apresentam em sua linhagem sanguínea nenhum parentesco com italianos. Com isso, o Circolo Italiano também oferece aulas do idioma, de segunda a sexta-feira, a partir das 19h, e sábados a partir das 9h, por R$ 190 por mês. “Como passou a ser obrigatório fazer italiano para tirar a cidadania decidi ajudar o pessoal do bairro e oferecer as aulas. Em um mês e meio conseguimos 70 alunos”, explica Vittorio Mario Scappini, presidente da Confederazione Circolo Italiano Brasil.

Além das aulas e processo para a naturalização, a entidade oferece diversos eventos culturais, esportivos, feiras, shows, escolinha de futebol para crianças e aulas preparatórios para ingresso na carreira militar. Segundo Scappini existem 620 unidades do Circolo no Brasil.

Na quinta-feira (13) Scappini se reuniu com Luiz Filho, vice-presidente da Sociedade Beneficente União Fraterna, para discutir formas de aproximar as duas entidades. “Das 60 famílias que fundaram a União Fraterna, 52 eram italianas, então faz todo sentido essa aproximação”, afirma Luiz Filho. Outro assunto do encontro foi a organização de uma festa típica italiana, já que muitos bairros realizam festas tradicionais e justamente a Lapa, com toda sua história, não tem um evento de grande porte.

Quem tiver interesse em conhecer a Confederazione Circolo Italiano Brasil ou quiser mais informações sobre o processo de naturalização e aulas de italiano pode ir até a sede na Rua Catão 828, ou entrar em contato pelo telefone 3796-6100 e e-mail c.circoloitalianobrasil@gmail.com

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA