Privilegiados

0
1420

Nós somos privilegiados. A nossa região tem sim seus problemas, mas tem muitas coisas boas que não podem ser ignoradas. Isso passa pela sua história e patrimônio arquitetônico, pelas diversas opções de lazer, como parques, cinemas, teatro, sendo um deles o Teatro Cacilda Becker da Prefeitura, que oferece diversas atrações a preços populares ou de graça, e o Tendal da Lapa, com oficinas gratuitas que inclusive são muito procuradas por pessoas de fora do bairro. Temos ainda uma infinidade de bares e restaurantes. Opções de lazer pagos ou não, nós temos.

Outro ponto positivo é que nossa região tem uma preocupação grande com o meio ambiente, tanto é que não faltam reclamações quando surge um ponto viciado de descarte de lixo. As árvores também costumam ser alvo de reclamações, geralmente pela necessidade de realizar podas. Isso não seria um problema tão grande se os galhos não afetassem a rede elétrica. A questão do enterramento da rede devia ter sido pensada há anos para ser implementada paulatinamente e, assim, hoje teríamos muito menos reclamações.

Teremos uma iniciativa muito bacana que vai ser testada na forma de piloto em cinco feiras da região. O “Vou Pra Feira + Sustentável” é uma forma de criar uma cultura de conscientização ambiental com o intuito de tornar alguns hábitos que já deveriam ter sido enraizados em algo natural. Às vezes, por pura preguiça, as pessoas deixam de fazer a separação de materiais recicláveis, ou então não contam com o serviço de coleta seletiva em sua rua ou pontos de entrega próximos. Com o projeto, a Prefeitura cria oportunidades e estimula os moradores a colaborarem com a coleta. Quem separar os materiais e levar em uma das feiras participantes, poderá trocar por produtos da própria feira ou brindes. Política pública ambiental tem muito mais aderência se estimulada ao invés de imposta.

No caso da saúde temos situações antagônicas aqui. Ao mesmo tempo em que falta um hospital com leitos do SUS, e todos sabem que o Hospital Sorocabana faz muita falta, temos casos em que a população está muito satisfeita com o atendimento de sua unidade básica de saúde. É o caso dos usuários da UBS Jardim Vera Cruz, que se mobilizam para reverter a gestão do equipamento por uma OS.

Felizmente, além das coisas boas da nossa região, temos também uma comunidade engajada, que luta por seus direitos e para tornar a Lapa cada vez melhor. Devemos muito aos moradores e entidades que já trabalharam pelos seus bairros e, certamente, conseguiremos resolver os problemas que existem hoje, se mantivermos essa dedicação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA