Qualidade de vida para idosos é tema de reunião

0
1381

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Encontro mensal do conselho gestor da Supervisão Técnica de Saúde Lapa/Pinheiros

O conselho gestor da Supervisão Técnica de Saúde Lapa/Pinheiros recebeu na quarta-feira (27) uma apresentação do Leonardo José Costa de Lima, terapeuta ocupacional que trabalha na supervisão.

Ele falou sobre o Programa Saúde do Idoso e da importância de oferecer um atendimento diferenciado com o aumento da longevidade no Brasil nos últimos anos, de forma que mesmo nos casos de doenças crônicas, as pessoas com mais de sessenta anos tenham qualidade de vida.

O programa é baseado em estudos de gerontologia e aborda tanto a questão física dos pacientes como social, além de influências externas. Como exemplo, Lima citou a ocorrência de quedas que em casos de idosos podem causar um agravamento do quadro clínico em doenças preexistentes. “Cerca de 15% da população de São Paulo é formada por idosos. Na Lapa esse número é 21%, ou seja, quase um quarto da população da região. Precisamos desenvolver um atendimento de saúde que ajude a manter a independência dessas pessoas ou oferecer apoio nos casos de fragilidades”, disse.

Um dos instrumentos de cuidado da população idosa é por meio da AMPI (Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa), que é feita diretamente nas UBSs. Após a classificação, se o idoso está saudável, frágil ou em situação de vulnerabilidade, ele irá receber orientações do grupo de envelhecimento ativo sobre educação em saúde, além de ser encaminhado para grupos terapêuticos e unidades de atendimento, de acordo com suas necessidades, entre eles o PAI (Programa Acompanhante de Idosos), URSI (Unidade de Referência à Saúde do Idoso), AME Idoso (Ambulatório Médico de Especialidades), entre outros.

Na reunião também foi discutida a necessidade de tentar utilizar um terreno público na Rua Carlos Weber para a implantação da sede do CRST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) da Lapa, que atualmente ocupa um imóvel alugado na Rua Barão do Bananal. A área na Vila Leopoldina foi incluída em um projeto de lei que permite à Prefeitura vender terrenos municipais.

Conselheiros da UBS Doutora Wanda Coelho de Moraes, da Vila Ipojuca, se mobilizam para tentar impedir que a gestão da unidade passe da administração direta para uma Organização Social.

Audiência

O conselheiro Rubens Pinheiro fez um relato da audiência pública sobre o Hospital Sorocabana, realizada na segunda-feira (25). A ausência de representantes da Prefeitura e do Ministério Público foi criticada por conselheiros. Com a notícia de que o Governo do Estado poderá doar a área e estrutura do Sorocabana ao Município, ao invés de fazer uma permuta de terrenos, situação que esteve em discussão no último ano, os conselheiros questionam qual será a contrapartida para essa doação.

A próxima reunião do conselho gestor da Supervisão Técnica de Saúde Lapa/Pinheiros será no dia 18 de dezembro (quarta-feira), às 14h, na Biblioteca Mário Schenberg (Rua Catão, 611). Também está prevista uma apresentação da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Oeste para os conselhos no dia 20 de dezembro (sexta-feira), às 14h, na Faculdade de Saúde Pública da USP (Avenida Doutor Arnaldo, 715).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA