Aulas da rede estadual retornam à distância na segunda-feira (27)

0
1508

Foto: Reprodução

Reprodução
Pesquisa realizada com pais de alunos do Colégio Pré-Médico

Nos dias 22, 23 e 24 de abril professores e gestores da rede estadual de ensino participaram de um planejamento para retomar as aulas de 3,5 milhões de estudantes na segunda-feira (27).

As aulas serão realizadas pelo aplicativo do Centro de Mídias SP na internet, sem cobrança de dados pelas operadoras, onde alunos poderão interagir com os professores, e pela TV Cultura Educação. O aplicativo conta com diversos canais, focados nos estudantes do 6º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. Pela TV Cultura Educação, será possível ter acesso a videoaulas e atividades transmitidas em tempo real. A grade horária será dividida por etapas. Haverá componentes alternados a cada semana, sendo que conteúdos de matemática e língua portuguesa serão aplicados toda semana. “Temos pouco tempo, mas a ideia é ir melhorando e aperfeiçoando o trabalho nas plataformas ao longo dos próximos dias. Queremos simplificar ao máximo a vida dos educadores e dos estudantes, mas precisamos retomar, aos poucos, os nossos processos de aprendizagem”, disse o Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares.

Já a rede municipal iniciou no dia 14 de março uma parceria com a Microsoft e o Google para auxiliar professores e gestores das unidades de ensino. A Secretaria Municipal de Educação (SME) enviou via Correio o material pedagógico impresso para os estudantes e os estudos serão complementados através de uma plataforma digital ainda a ser disponibilizada. Os materiais impressos, denominados de Trilhas de Aprendizagens, foram elaborados por educadores da Coordenadoria Pedagógica (Coped) e das Diretorias Regionais de Educação (DREs).

Na sexta-feira (24) o governador João Doria anunciou que as aulas presenciais nas redes públicas, estadual e municipal, serão retomadas de forma gradual e regionalizada a partir de julho. Para alunos de creches e unidades de educação infantil, o retorno pode ser antecipado, mas o cronograma depende de aval do Centro de Contingência do coronavírus de São Paulo.

Na rede privada, cada escola tem feito sua própria programação. O Colégio Heitor Garcia está no período de férias escolares até o dia 5 de maio, e retornará no dia 6 com o formato de Ensino à Distância. O Colégio Pré-Médico realizou uma pesquisa com os pais de alunos que demonstraram satisfação sobre as adaptações realizadas pela escola. Foi constatado que 86% dos responsáveis mantiveram seu trabalho, enquanto 14% perderam os empregos. A escola vai auxiliar essas famílias com descontos nas mensalidades.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA