Abastecimento de produtos se mantém na região

0
1131

Foto: Divulgação

Divulgação
Boxes do Mercado Municipal da Lapa começaram a fazer entrega de produtos

Até o momento, não é possível perceber impactos no abastecimento da região. A Ceagesp divulgou um balanço preliminar da comercialização do mês de abril no entreposto, quando já tinham sido implementadas as restrições em razão da epidemia da Covid-19 e aponta que no período de 1 a 20 de abril foram comercializadas 150.775 toneladas de frutas, verduras e legumes, o que representa um movimento 9,52% menor que a média do trimestre no mesmo período, que foi de 166.631 toneladas. A Ceagesp aponta ainda que o maior volume de compras realizado pelas pequenas, médias e grandes redes de supermercados e lojas de hortifrútis e a manutenção das feiras livres amenizaram substancialmente a retração no consumo imposta pelas restrições.

Já nos mercados de rede convencionais, foi notado o aumento de preços de diversos produtos. Segundo a Associação Paulista de Supermercado (APAS) diversos motivos influenciam o preço das diferentes categorias, como clima, dólar, sazonalidade, energia, insumos e até embalagem.

No caso do leite, o produto sofreu 3,32% de inflação em março, assim como as subcategorias do leite em pó (3,92%), creme de leite (2,69%) e bebida láctea (2,69%). A estimativa da APAS é que os preços se mantenham nos mesmos patamares em maio e afirma que para a indústria do leite, a pandemia trouxe impactos nos setores de logística e embalagem, negociados em dólar. Já o arroz teve alta pela maior demanda de atacadistas que compraram maiores volumes e pela maior pressão internacional por importação do nosso produto que está competitivo com o dólar acima de 5 reais.

A APAS afirma que desde o início da pandemia da Covid-19, orienta seus associados a não aumentarem a margem de lucro praticada anteriormente à crise e apenas repassar os aumentos impostos pela indústria.

Para reduzir a necessidade de seus clientes terem que se deslocar, o Mercado Municipal da Lapa iniciou durante a semana a opção de entrega por delivery, com participação de diversos boxes, entre eles as lanchonetes, bombonieres, empórios, açougues, avícolas, pet shops, produtos naturais e queijarias. Os telefones dos estabelecimentos estão disponíveis nas mídias sociais do mercado em www.facebook.com/mercadomunicipaldalapa e @mercadodalapa no Instagram.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA