À espera de boas novas

0
1187

Não bastasse vivermos uma crise de informações, com notícias falsas circulando nas redes sociais e grupos de celular, nem mesmo as oficiais parecem confiáveis. Ou raramente as promessas se cumprem. A vigilância deve ser constante para acompanhar tudo que afeta nossa cidade e região.

O bom de trabalhar com notícias é que formamos um registro de tudo que acontece e encontrar informações acaba sendo fácil. Ao buscar pelas matérias que divulgamos sobre a autorização para a construção da ponte que vai ligar Pirituba à Lapa, a promessa da Prefeitura era que a estrutura básica ficaria pronta no final desse ano. Sabemos que esses prazos dificilmente se cumprem por vários motivos, mas dessa vez o atraso se dará por uma ação civil pública que questiona a validade dos estudos ambientais do projeto. Algo que já havia sido apontado por moradores e entidades, especialmente da Lapa, nas audiências públicas que foram realizadas. O caso da ponte é ruim, já que a obra viária é uma demanda antiga da população de Pirituba, mas também bom porque é melhor que demore e seja feito de forma correta, com menos impacto ambiental e sem prejudicar os moradores da Lapa que vão receber o novo fluxo de veículos na frente de suas casas.

Mas parece que o interesse de deixar um legado de gestão, não só dessa, mas de qualquer administração municipal, é sempre maior do que a vontade de construir algo em conjunto com a população. Da mesma forma, nesse ano eleitoral não é de se estranhar o empenho de vereadores para votar em projetos deles mesmos, ao invés de colocar na mesa temas mais polêmicos como a revisão da lei da OUCAB, o PIU Leopoldina ou mudanças no IPTU.

E se desde o início da pandemia fomos alarmados, seja pelos nossos governantes ou pela cobertura às vezes quase terrorista da mídia em geral, de que esse ano teria consequências gravíssimas em todos os setores, às vezes a melhor coisa a fazer é se ater aos dados. Dados como os que foram divulgados no boletim “Indicador Paulistano”, elaborado por técnicos da Câmara, que apontam que as receitas arrecadadas pela Prefeitura tiveram aumento em comparação com o mesmo período do ano passado. Vários motivos levaram a isso como a suspensão do pagamento de dívidas e repasses do governo federal. Aumento que, se bem administrado, poderia ter resultados melhores para a população impactada com a suspensão das aulas, rede de saúde sobrecarregada, queda de faturamento, entre outros.

Esse ano tem sido assim. Uma longa espera por notícias melhores que as do dia anterior e expectativas por um futuro melhor. Que os 67 anos do Mercado da Lapa possam ser comemorados com o tradicional bolo gigante, que em 2020 foi cancelado.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA