Estudo aponta que Zona Oeste é a mais bem avaliada por moradores da cidade

0
729

Foto: Edsom Luiz Junior

Edsom Luiz Junior
Transporte e tranquilidade são os principais fatores para permanecer nos bairros

O estudo DNA Urbano, realizado pelo DataZAP, aponta que 77% dos moradores de São Paulo avaliam os bairros em que vivem como bons ou ótimos. A Zona Oeste é a mais bem avaliada por seus residentes, com uma nota média de 8,2. Já a Zona Norte obteve a pior média, de 6,9. A média de toda a cidade ficou em 7,5. Entre os entrevistados, no panorama geral 38% indicariam o bairro em que vivem para um familiar ou amigo, enquanto na Zona Oeste esse índice é de 51% dos participantes.

O levantamento revela que 52% dos entrevistados declararam ter o desejo de continuar morando no mesmo bairro em que estão, se tivessem que se mudar, enquanto 48% preferem ir para outra vizinhança. Entre os principais fatores que são decisivos para manter alguém no bairro em que vive está a oferta de transporte público (42%), a tranquilidade do bairro (33%), a proximidade do trabalho (32%), a proximidade de familiares e amigos (29%), a oferta de serviços (28%) e de comércios (28%).

Já entre os motivos que levam o morador a desejar uma mudança foram citados estar mais próximo do trabalho (30%), residir em um bairro mais tranquilo (30%), maior oferta de transporte público (30%) e características dos imóveis (29%). “Apenas 14% dos entrevistados da Zona Oeste citam como motivo para troca de bairro ficar mais próximo do trabalho, enquanto a média da cidade é de 30%”, comenta Danilo Igliori, economista do DataZAP.

A pesquisa foi feita de forma on-line, entre 7 de outubro e 3 de novembro, com nível de confiança de 95% e 829 participantes de toda a cidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA