Cades discute continuidade de ações

0
759

Foto: Reprodução

Reprodução
Conselho da Lapa foi elogiado por manter sua atuação na pandemia

Na reunião do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (Cades) da Lapa, na quarta-feira (24), Maralina Matoso da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) falou do planejamento para as próximas eleições. Atualmente três conselhos estão inativos (Itaim Paulista, Sé e Capela do Socorro) e muitos se desmobilizaram ou demoraram para retomar as atividades por causa da pandemia. Os Cades da Lapa e Vila Mariana foram elogiados por terem conseguido manter suas agendas. A previsão é que o processo eleitoral seja definido até o final do primeiro semestre e a votação poderá ocorrer de forma híbrida, presencial e virtual.

A conselheira Cáritas Relva Basso apresentou a consolidação das ações realizadas pelo Cades Lapa em 2020, como as discussões de projetos como a Ligação Viária Pirituba-Lapa, o PIU Leopoldina e Arco Pinheiros, além da participação em ações como os debates para a preservação da Praça São Crispim e a recuperação ambiental e patrimonial do Cemitério da Lapa, que acabou ficando suspenso pela indefinição do processo de concessão dos cemitérios municipais. No dia 5 de fevereiro, a Prefeitura revogou o edital de concessão dos 22 cemitérios e crematórios municipais da capital para realizar ajustes exigidos pelo Tribunal de Contas do Município. O TCM também apontou que o serviço de cremação poderia ficar 2000% mais caro para os munícipes.

Outro tema discutido pelo Cades Lapa em 2020 que deverá ter continuidade esse ano é a reabertura do Parque Leopoldina Orlando Villas-Bôas, com a cobrança e acompanhamento para a formação de um conselho gestor para a área verde.

Os conselheiros e público presente parabenizaram Cyra Malta, coordenadora do grupo e engenheira agrônoma da Subprefeitura Lapa, por ter sido homenageada pelo Cades Vila Mariana por sua atuação tanto na Lapa como em toda a cidade. A próxima reunião do conselho será no dia 17 março, às 18h30, e o link de acesso será disponibilizado na internet.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA