Na terça-feira (20) foi realizado o leilão de concessão das linhas 8-Diamante, a qual pertence as estações Lapa e Imperatriz Leopoldina, e 9-Esmeralda, das estações Ceasa e Villa-Lobos – Jaguaré, da CPTM para a iniciativa privada pelo prazo de 30 anos. O Consórcio ViaMobilidade Linhas 8 e 9, formado pelo Grupo CCR e Ruas Investimento e Participações S/A, venceu os outros três concorrentes com uma oferta de R$ 980 milhões pela outorga fixa, o que representa ágio de 202% sobre o valor mínimo estipulado pelo Estado. “Nosso governo é um governo liberal que acredita no setor privado”, afirmou o governador João Doria no evento realizado na B3 (Bolsa de Valores do Brasil).
A nova concessionária será responsável pela operação, conservação, manutenção, modernização das instalações existentes, construção de novas estações e aquisição de novos trens das duas linhas. Juntas, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda transportam mais de 1 milhão de pessoas diariamente, de acordo com a demanda anterior à pandemia. Pelo contrato, a concessionária terá que investir R$ 3,2 bilhões para a reforma de 30 estações, ampliação de seis (Pinheiros, Antônio João, General Miguel Costa, Osasco, Jardim Silveira e Imperatriz Leopoldina), construção de um novo terminal e aquisição de 34 trens novos.
Para operar as duas linhas, a concessionária vai precisar implementar um Centro de Controle Operacional (CCO) próprio, uma vez que as duas linhas atualmente são controladas pelo CCO da CPTM no Brás.