Moradores pedem apoio da subprefeitura para criação de parque

0
921

Foto: Divulgação

Divulgação
Área onde está prevista a criação do parque linear foi utilizada como estacionamento

O subprefeito Caio Luz, o coordenador de Projetos e Obras Renan Martins e a engenheira agrônoma Cyra Malta se reuniram com moradores da Água Branca e membros do Cades Lapa e do grupo de gestão da Operação Urbana Consorciada Água Branca (OUCAB) na quinta-feira (1). O motivo do encontro foi a necessidade de realizar melhorias na Área de Preservação Permanente (APP) localizada ao lado do Córrego Água Branca.

O espaço já é utilizado como área de lazer e desde fevereiro a comunidade tem realizado pequenas intervenções de cuidado, como o plantio de mudas e mutirões de limpeza. A APP é uma área inundável do córrego, protegida pela legislação ambiental e não pode ser impermeabilizada.

Está prevista a criação de um parque linear no local, dentro das intervenções da OUCAB, integrando a área verde com as moradias que serão construídas no Subsetor A1, onde hoje está o pátio da CET na Avenida Marquês de São Vicente.

Enquanto as obras da operação não avançam, a comunidade está preocupada com a preservação do espaço e manutenção de seu uso como área de lazer. Diversas vezes pessoas utilizaram o local que deveria ser protegido como estacionamento de veículos.
Caio Luz disse que ações do Programa Gentileza Urbana poderiam ser implementadas no local e Renan Martins sugeriu a possibilidade de criar um bosque e instalar equipamentos, como os que existem em praças. Também afirmou que a Ilume já prevê a instalação de postes de iluminação na área. Outra intervenção prevista é a criação de um playground que deverá ser realizada pela Sehab.

Também foi discutido com o subprefeito a necessidade de encontrar uma solução para o muro que cerca a Comunidade Água Branca. A estrutura foi construída pela empreiteira responsável pelos condomínios da Rua Torres da Barra, sob a justificativa de ser uma medida de segurança durante o período de obras. Com a entrega dos apartamentos o muro não foi removido e casas da crescente comunidade acabaram se integrando à estrutura. Com a inundação decorrente da proximidade do córrego o muro retém água, prejudicando os moradores e danificando as casas. Caio Luz solicitou aos moradores que demarcassem no projeto desenhado pelo arquiteto Caio Boucinhas, membro do grupo de gestão da OUCAB, as intervenções e os locais desejados para que a subprefeitura possa apoiar na preservação do futuro parque.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA