Prefeito inaugura serviço itinerante para população em situação de rua

0
979

Foto: Thito Cassimiro

Thito Cassimiro
O prefeito Ricardo Nunes e a subprefeita da Lapa Fernanda Galdino na Vila Leopoldina

O prefeito Ricardo Nunes esteve na região na sexta-feira (27) para a inauguração do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos da População de Rua, serviço da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania que funcionará em um ônibus itinerante. Nos primeiros dias de operação, a unidade móvel irá ficar na Avenida José César de Oliveira, 111, na Vila Leopoldina. Participaram da inauguração a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Ana Claudia Carletto, e a subprefeita da Lapa Fernanda Galdino.

A população em situação de rua será atendida na unidade móvel por uma equipe multidisciplinar composta por coordenadora, educadora, advogada e assistente social. Após identificar a necessidade da pessoa atendida, a equipe a encaminha para os serviços públicos adequados. O serviço irá circular por locais onde há grande presença do público-alvo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h. “É uma forma da prefeitura estar mais próxima dessas pessoas para poder acolher e fazer a orientação”, disse Ricardo Nunes.

Além do serviço da unidade móvel, também foi lançado o Guia PopRua, uma publicação que reúne informações sobre equipamentos disponíveis e direitos da população em situação de rua, indicando onde e como acessá-los. O conteúdo aborda questões como a conduta profissional nas abordagens policiais, as formas de encontrar centros de acolhida, locais para alimentação e higiene, entre outras. Há ainda a descrição de parte dos serviços da rede e como buscar atendimento especializado como, por exemplo, orientação a quem faz uso de álcool e drogas. Também foram disponibilizadas informações para públicos específicos como mulheres, pessoas idosas, crianças e adolescentes, população LGBTI e imigrantes.

A versão digital do guia está disponível no link (www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/direitos_humanos/POP_RUA/PUBLICACOES/GUIAPOPRUA_SMDHC.pdf).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA