Governo transfere titularidade do Sorocabana à Prefeitura

0
842

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Governo do Estado de São Paulo
Governador João Doria entrega transferência do hospital ao prefeito Ricardo Nunes

A Prefeitura recebeu do governo do Estado a transferência da titularidade do prédio do Hospital Sorocabana na quarta-feira (13). Isso possibilita o início do processo de estudos e elaboração de projeto executivo para a reforma e modernização da estrutura. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o primeiro passo será a contratação de uma empresa especializada para o desenvolvimento do projeto de reforma e adequação do prédio às normas de vigilância sanitária vigentes. “Tenho a expectativa que nos próximos dias e semanas teremos novamente bons anúncios. A cidade avança bastante hoje, principalmente nas áreas de saúde, habitação e assistência social”, declarou o prefeito Ricardo Nunes.

Em 2020 o Complexo Hospitalar Sorocabana foi ativado com 55 leitos para pacientes de Covid-19, sendo 49 leitos de enfermaria e outros seis de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), administrados pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Saúde da Família (ASF). Já em 2021 continuaram funcionando 41 leitos de enfermaria, 12 de estabilização e dois de hemodiálise no térreo da unidade. Atualmente, os leitos de Covid-19 estão em transição para leitos de clínica médica e acolhimento dos moradores da Lapa e região.

No terreno também funciona um Hospital Dia (HD), com consultas de especialidades médicas e exames de imagem, uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24h e um Centro Especializado em Reabilitação III (CER).

A SMS afirma que por se tratar de uma edificação tombada historicamente, somente após a conclusão dos estudos técnicos é que deverão ser definidos os serviços e número de leitos que serão possíveis na unidade.

Até o final de setembro deste ano, os equipamentos municipais localizados no complexo realizaram 161.714 atendimentos, sendo, 92.970 atendimentos na AMA Sorocabana, 54.788 atendimentos no Hospital Dia e 13.956 por meio do CER III. O HD também realizou 35.825 exames e o CER 3.043 procedimentos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA